domingo, 28 de novembro de 2010

Electicidade sem extras: petição da DECO

Pedro Godinho

A DECO - Associação de Defesa do Consumidor lançou uma petição electrónica contestanto o valor elevado de custos extras incluídos na factura da electricidade, sem relação directa com o consumo das pessoas ou com a produção e distribuição de energia eléctrica, e exigindo uma redução nas facturas do valor dessa parcela dos "custos de interesse geral".

A petição, já com mais de 50 mil subscritores, está disponível em:
http://www.deco.proteste.pt/servicos-basicos/contra-extras-na-electricidade-junte-se-a-nos-s626501.htm


"A proposta de aumento médio de 3,8% na factura da energia eléctrica resulta de custos impostos ao sector que ganham uma dimensão insustentável. Exigimos cortes em várias áreas.
Em 2011, o custo da electricidade vai pesar mais no orçamento dos consumidores. A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos propôs, em Outubro, uma média de 3,8% de aumento na tarifa da electricidade.
Opções políticas e medidas legislativas condicionam a fixação das tarifas e levam a que a parcela dos “Custos de Interesse Geral” continue com um crescimento imparável. Em 2011, prevê-se um total de 2,5 mil milhões de euros de custos, um aumento superior a 30%, face a 2010. Por exemplo, na factura, por cada € 100 pagos, € 42 referem-se a “Custos de Interesse Geral”, que podem e devem ser reduzidos. Alguns não têm relação directa com a produção e distribuição de energia eléctrica.
É indispensável e urgente repensar a política de taxas e sobrecustos que recai nas nossas facturas. Para 2011, a diminuição de 10% nestes custos levaria a uma redução de 5% na factura.
Há muito que a DECO alerta para a situação no sector e exige uma redução dos custos de interesse geral, para que o preço a pagar pelos consumidores seja mais justo."

2 comentários:

  1. Já assinei. também recebi aqui em casa uma carta a avisar-me que vou pagar imposto de superfície por causa das condutas de gaz, imposto esse, que será incluído na factura do gaz. Assim, é fácil gerir empresas...

    ResponderEliminar
  2. a próxima vai ser por ocuparmos espaço na via pública... vai ser uma espécie de imposto de circulação pedonal. E quem levar sacos (tipo do lixo, das compras...) paga suplemento de volume transportado. Claro que os gordos pagarão mais que os magros, os altos mais que os baixos... e se levarem cães ou gatos lá vai mais uma taxa animal... Para crianças e idosos haverá taxa reduzida se... acompanhados por adultos

    ResponderEliminar