Um Século de Ensino da História
Maria Cândida Proença
(Coordenação)
Colibri, 2001
A atenção prestada pelos sucessivos regimes políticos à influência do ensino da História na formação da consciência nacional torna-se visível ao verificarmos a precocidade da sua inclusão nos currículos escolares. A intenção de colocar a História ao serviço do Estado, atribuindo-lhe objectivos de formação moral e patriótica de carácter propagandístico, pode detectar-se desde a Antiguidade, mas é a partir do século XIX que a sua utilidade se manifesta como factor incontornável no estabelecimento da educação nacional.
_______________
Os Vencidos da Vida
Vários
Fronteira do Caos, 2006
Dizia Fialho de Almeida, criticando com azedume os Vencidos: "Dúzia e meia de ratões que, quando juntos, o que pretendem é jantar; depois de jantar, o que intentam é digerir; e digestão finda, se alguma coisa ao longe miram, tanto pode ser um ideal, como um water-closet." Disparava Eça de Queiroz, numa resposta à "ressoante publicidade que a imprensa erguia em torno do grupo jantante": "O que é estranho não é o grupo dos Vencidos - o que é estranho é uma sociedade de tal modo constituída que no seu seio assume as proporções de um escândalo histórico o delírio de onze sujeitos que uma vez por semana se alimentam."
"Num meio estreito de ideias, intolerante e preconceituoso, enredado em miúdos prejuízos - os Vencidos encarnavam a largueza de vistas, a tolerância generosa, a independência crítica, à luz da razão clarividente." Manuel da Silva Gaio, 1931
_______________________
Com estas duas fichas, fica concluído este Dicionário Bibliográfico das Origens do Pensamento Social em Portugal, de José Brandão. Oportunamente, anunciaremos uma nova obra do autor.
------------------------
quinta-feira, 16 de dezembro de 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Belo serviço prestado a todos nós.
ResponderEliminarExcepcional trabalho o do José Brandão: Aliás, todos os seus livros são feitos com grande rigor e fruto de muita investigação. Aguardamos com muita curiosidade o anúncio da próxima obra deste autor. Muitos parabéns, José Brandão.
ResponderEliminar