segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Mariano Gago - há um grande ministro neste governo


Luis Moreira




Mariano Gago como é reconhecido à esquerda e à direita é um óptimo ministro. Falam por ele, não só essa revolução silenciosa que tem apoiado na investigação e ciência, com meritórios prémios internacionais ganhos frequentemente, e publicações em revistas cientificas reputadas internacionalmente, mas também a luta titânica sem desfalecimentos que tem travado com poderosas corporações ligadas às universidades.


No lançamento do livro " sobre as causas do atraso nacional" do nosso companheiro estrolábico, Fernando Pereira Marques, ouvi de viva voz o Prof Eduardo Lourenço referir-se a Mariano Gago em termos muito elogiosos como sendo o único político executivo com obra apresentada e a apresentar. Hoje, Mariano Gago, com muita coragem e de uma forma transparente nunca vista na política portuguesa, abriu o livro e, afirmou que as "Ordens Profissionais" impedem o desenvolvimento do país, barram o caminho aos jovens licenciados que querem entrar na vida profissional, erguendo "barreiras corporativas".


"Entram no meu gabinete a pedirem-me que impeça a entrada dos jovens licenciados na profissão e pressionam a Assembleia da Republica para manterem os privilégios", com êxito, no que diz respeito aos deputados que se acomodam aos interesses das corporações.

É, assim, com os gabinetes de advogados e consultores que vivem à mesa do orçamento, é assim com gabinetes de engenharia e arquitectura "convidados" para concursos fechados, é assim com as corporações (professores, administração pública,magistrados...) que por terem muitos elementos representam muitos votos, é assim com os médicos que durante anos impediram a entrada de alunos excepcionais nas faculdades de Medicina...


Mariano Gago, com transparência e sentido de Estado veio dizer o que já todos adivinhávamos, apontar o dedo a quem não se farta por mais que coma e se empanturre, querem sempre mais, nada os sacia.


Pedro Nunes, o bastonário da Ordem dos Médicos confirma que tem essas conversas com o ministro mas é para defender os doentes, não vão ser tratados por médicos menos conhecedores e competentes. É comovente este cuidado com os doentes, como se a Ordem dos Médicos não tivesse desfeito o sonho de alunos excepcionais, com médias muito acima das da maioria dos actuais médicos, incluindo as do senhor bastonário e que, por isso, por essa nefasta pressão corporativa, não tenha obrigado os jovens médicos a demandar outros países para fazerem os seus estudos.

São estes que agora não servem, na opinião do senhor bastonário!

Sem comentários:

Enviar um comentário