terça-feira, 15 de junho de 2010
República nos livros de ontem nos livros de hoje - 21 e 22
Correspondência Política de Afonso Costa (1896-1910)
A. H. de Oliveira Marques
Editorial Estampa, 1982
No espólio de Afonso Costa, essencialmente conservado por seu filho Afonso, encontram-se alguns milhares de cartas cobrindo mais de quarenta anos da vida daquele estadista. Aparentemente, Afonso Costa arquivava todo o seu correio. Antes de 7 de Dezembro de 1917, contudo, esse arquivo não se acha completo, porquanto a populaça, ao atacar a residência do ministro e o seu escritório de advogado, ambos em Lisboa, atirou para a rua boa parte do mesmo, embora fosse ainda possível recuperar uma fracção daquilo que andou a servir de «tapete» aos revolucionários. Outra parte, felizmente, achava-se guardada em dependências do fundo das casas, aonde as mãos vandálicas não tocaram.
Desse vasto espólio, foram e estão a ser seleccionadas, por ora, as cartas de natureza política com algum interesse histórico. Mesmo assim, ainda se seleccionaram, para o período decorrente até 1910, 411 cartas.
_________________________________________
Os Culpados da Queda da Monarquia
António Cabral
Lisboa, 1946
E não tenho culpa de que os factos que relato e os homens a quem me refiro sejam merecedores de justas censuras.
A queda da Monarquia foi, para Portugal, acidente desastroso, de que resultaram depredações. atentados, roubos, assassínios, violências, crimes de toda a ordem. Durante anos e anos, o país esteve a saque. Não houve selvajaria que não se praticasse, ataque à liberdade legítima que não se cometesse. As revoluções sucederam-se, com frequência aterradora, as bombas estoiraram com estampido fragoroso. Vivia-se com receio do presente, com saudade do passado e na incerteza do futuro. Bandidos sem fé nem lei despojaram casas e templos. mataram, covarde e vilmente, sacerdotes indefesos, perseguiram, com rancor e sem descanso a santa religião de Cristo. Nem ordem nas ruas, nem nas finanças, nem nos espíritos.
_______________________________________________________
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário