domingo, 12 de dezembro de 2010

Dicionário Bibliográfico das Origens do Pensamento Social em Portugal, por José Brandão, (58)


Temas Oitocentistas – I
(Para a História de Portugal no Século Passado)


Joel Serrão


Livros Horizonte, 1980

Publicado em 1959, esgotado há bastantes anos, este livro reaparece, acrescido de dois novos capítulos e de um apêndice.
O apêndice, referente às primeiras tentativas de introdução da máquina a vapor em Portugal, completará o estudo “Da Introdução e difusão da máquina a vapor”. Os capítulos novos são os seguintes: “Rotina e Inovação nos transportes (Visão de Conjunto)” e “A Emigração Portuguesa para o Brasil na segunda metade do século XIX (Esboço de problematização)”.
O primeiro deles foi originariamente dado à estampa no Dicionário de História de Portugal, sob o título «Transportes» e parece-nos que se integra bem na temática e na problemática do livro.

___________________

Temas Oitocentistas – II
(Para a História de Portugal no Século Passado)


Joel Serrão

Livros Horizonte, 1978


“Dir-se-ia que o centro de gravidade do volume, em vez de estar situado (como no primeiro) em investigações respeitantes à primeira metade do século, se deslocou para os fins da centúria passada. Como julgamos evidente, não há nisso nenhum mal ou prejuízo, embora, aqui ou ali, tivéssemos sido compelidos a atravessar a fronteira cronológica do século anterior, nas sendas abertas pelas obras de Manuel Laranjeira e de Raul Brandão, entre outros... Traição ao título, por conseguinte? Sim e não, pois continuamos a pensar que só a consciência do nosso próprio presente nos fornecerá a perspectiva válida para a compreensão dos tempos transcorridos. Aliás, por muitas razões, esses dois escritores pertencem ainda, geneticamente, ao século XIX.”

_____________________

Sem comentários:

Enviar um comentário