quinta-feira, 17 de junho de 2010

República nos livros de ontem nos livros de hoje - 24 e 25


Da República
(1910-1935)

Fernando Pessoa

Ática, 1979

O título deste livro é da nossa inteira responsabilidade; nele se reuniram todos os textos conhecidos respeitantes à temática e problemática políticas do período histórico de 1910 a 1935.

A divisão em capítulos, que adoptámos, é, também, evidentemente, de nossa inteira responsabilidade, embora se tenham respeitado sempre os títulos da autoria de Fernando Pessoa.

Se fosse possível datar os textos reunidos (e pouquíssimas vezes isso acontece), a seriação cronológica seria um bom critério. Porém., na impossibilidade de o implementar, organizámos os textos, em cada capítulo, de acordo com a coerência interna que nos foi possível imaginar, o que se tornou particularmente difícil com os textos reunidos no capítulo 1 «Da Ditadura à República».

JOEL SERRÃO

_________________________________________________________



De Capa e Batina

D. Thomaz de Noronha

Lisboa, 1928

Eu pertenço àquela geração última que mais bizarras coisas realizou em Coimbra. Connosco, quer dizer, com a nossa abalada das margens do Mondego, faleceu o espírito boémio que caracterizara a vida académica da cidade dos lentes.

Depois de nós o estudante passou a ser um peregrino universitário que percorre os cinco anos da sua formatura com o único fito de se apanhar formado. Nada mais o preocupa; nada mais o interessa.

Os rapazes agora, como já então os havia, não reparam no que lhe vai em roda e, nem por actos nem por dizeres, procuram dar qualquer feição à época, em que são chamados a animar esse burgo.

_____________________________________________________________

Sem comentários:

Enviar um comentário