quarta-feira, 30 de junho de 2010

República nos livros de ontem nos livros de hoje - 45 (José Brandão)


Ensaios de História da I República Portuguesa

A. H. de Oliveira Marques

Livros Horizonte, 1988

A. H. de Oliveira Marques nasceu no Estoril (1933), tendo-se licenciado em Ciências Histórico-Filosóficas e doutorado em História na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Foi Assistente daquela Faculdade e Professor em diversas Universidades norte-americanas.

Reúne-se nesta colectânea um conjunto de artigos, conferências e prefácios a livros, escritos e proferidos entre 1966 e 1986. Todos eles conservam actualidade, embora os objectivos que nortearam alguns e, como consequência, a estrutura de base e o próprio estilo, se afastem um tanto do habitual escrito histórico.

Julgamos que o estudioso do período continuará a encontrar utilidade na leitura dos vários ensaios. Na maior pane dos casos, aliás, eles valem exactamente como ensaios e não como análises eruditas. Por isso foram reduzidas ao mínimo as notas e aligeirados, tanto quanto possível, os textos.

2 comentários:

  1. Além de muito interessante, é extremamente útil. Não conheço GPS tão eficaz para nos conduzir no labirinto da bibliografia da I República. Uma maravilha.

    ResponderEliminar