segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Ground Zero milhões


Luis Moreira

Quanto valerá um terreno com uma área significativa num local mítico no centro da cidade de Nova Yorque?

Enquanto se pensa na resposta vemos manifestações a favor e contra a construção da mesquita muçulmana.. Uns dizem que a construir-se seria uma prova da tolerância da sociedade americana, da Liberdade de que os americanos tanto se orgulham, "a que distância do sítio se pode construir, então" grita outro.

Os que se manifestam contra, gritam a ofensa que seria para todas as 3 000 vítimas que pereceram no atentado e que não será outra a intenção. Porque se lembraram de ali construir a mesquita?

Outros, lembram que quem fez os atentados foram terroristas muçulmanos que não podem ser confundidos com os americanos que são muçulmanos.

Eu, por mim, vou-me lembrando que cá em Lisboa não foi permitida a construção da nova Sé Catedral de Lisboa no cimo do Parque Eduardo VII, pelas razões todas: há mais religiões, o volume seria enorme, é um sítio de usufruto de todos os lisboetas...

Pois, mas construiram o El Corte Inglês, um enorme prédio, centro religioso mas do consumo, desapareceram os cuidados com a cidadania, com a religião e com a paisagem.

Não há mesmo mais nada para além desta explosão de sentimentos e emoções? É que 2/3 dos americanos estão contra a construção da mesquita!

Sem comentários:

Enviar um comentário