domingo, 15 de agosto de 2010

Os Livros de Saramago






Luis Moreira
continuação...

As Intermitências da Morte - 2005

A morte de férias.E, no dia seguinte, ninguem morreu. O que aconteceria se as pessoas deixassem de morrer? Concretizar uma hipótese, teoricamente absurda, um facto impossível que de repente se torna realidade.

As Pequenas Memórias - 2006

A intençção de escrever umas memórias da infância surgiu-me quando andava às voltas com o Memorial do Convento, embora de forma vaga, escreve Saramago, recordando os primeiros 20 anos de vida, desde o seu nascimento em Azinhaga, com referências aos avós, até à sua mudança para Lisboa, da frequência do Liceu Gil Vicente e da Escola Industrial Afonso Domingos.

A Viagem do Elefante - 2008

Salomão, o elefante que o rei D. João lll ofereceu ao arquiduque Maximiliano, em 1551. O pobre do elefante sobreviveu a uma viagem cheia de aventuras e intempéries, de Portugal à Austria. Sempre chegamos ao sítio aonde nos esperam.Uma homenagem à língua Portuguesa, como Saramago classificou o livro.

Caim 2009

"A Bíblia é um manual de maus costumes" garante Saramago, sublinhando a crueldade do "livro dos livros" dando o exemplo de Caim que apesar de devoto ao seu deus é assassinado pelo seu irmão.

Acaba aqui, com a revisitação de todos os livros de José Saramago, a homenagem que o Estrolabio quiz prestar ao escritor português Prémio Nobel da Literatura.

_________________

Atenção!

Superado o pequeno problema que nos obrigou a interromper a publicação de A República nos livros de ontem nos livros e hoje, de José Brandão, amanhã, dia 16 de Agosto, retomaremos a publicação a partir do nº 101 até ao fim, no dia 5 de Outubro. O horário será este, 18:00.

Sem comentários:

Enviar um comentário