segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Republica nos livros de ontem nos livros de hoje - 101 e 102 (José Brandão)

Memórias

Marechal Gomes da Costa

Clássica Editora, 1930

Sempre que eu apanhava meia dúzia de avos, ali corria eu a ver o auto. Nesses teatros chinas, as representações duram dia e noite sem interrupção: há sujeitinho que ali come e ali dorme, e que torna a acordar para continuar vendo a peça e voltar a adormecer, e isto durante dias.

Lembro-me ainda de ouvir falar muito em ataques de piratas às ilhas próximas de Macau, e duma expedição .contra eles, em que meu Pai tomou parte também e vejo-o de regresso a casa, cheio de lodo e encharcado, seguido por 10 ou 12 piratas solidamente amarrados.

Enfim, em 1873 meu Pai fez as malas e embarcamos, - e então já com duas irmãzitas mais, - a galera «Viajante» com destino a Lisboa. Viagem de 6 meses, pelo cabo da Boa Esperança.

_____________________
 


Memórias


3 Volumes
Raul Brandão

Perspectivas & Realidades, s. d.

Artur de Melo, que conheço do Porto, diz num espanto, ainda transtornado: – Acabam de matar agora o rei! – O quê?! – Eu vi, ouvi os tiros, deitei a fugir...

Fecham-se à pressa os taipais das lojas. Uma mulher do povo exclama: – Mataram agora o rei. Vi os que o mataram. Eram três. Dois lá estão estendidos. Passou um agora por mim, a rasto, com a cabeça despedaçada!... Há palmas para o lado Figueira. Anoitece. Um esquadrão desemboca da Rua da Mouraria... Mais tarde, no comboio, um empregado do Jorge O´Neill confirma: – Vi do escritório um polícia correr atrás dum dos assassinos. A certa altura caiu-lhe o chapéu: era calvo. O polícia varou-o com um tiro.

E, pela narração do Melo, do Armando Navarro e de outros que assistiram, reconstituo assim a tragédia:
_______________________

Sem comentários:

Enviar um comentário