sábado, 14 de agosto de 2010

Três símbolos da Catalunha –la senyera, els segadors e el Barça

Os portugueses sempre ouviram falar da Catalunha como sendo uma "região", uma "província" de Espanha. Ignoram aspectos básicos da realidade catalã - uma nação, com a sua história, a sua cultura, o seu idioma... e os seus símbolos. Vejamos três desses símbolos.

A bandeira – la senyera




Com origem na bandeira do reino de Aragão, a bandeira da Catalunha, quatro barras vermelhas em campo amarelo. A sua origem deu lugar a lendas e a explicações históricas que, por vezes se contradizem entre si. Parece,no entanto, incontroverso que a primeira representação deste simbolo real remonta a Ramón Berenguer IV (1113-1162), conde de Barcelona e príncipe de Aragão. A ser assim, é a bandeira mais antiga do mundo.



O hino - Els Segadors


O hino nacional catalão tem origem na revolta dos Ceifeiros (Els Segadors) em 1640 - iremos explicar o que se passou e como essa revolta teve reflexos em Portugal. Por agora, ouçamos o hino da Catalunha:





O  Barça

Este será, porventura, o símbolo catalão que os portugueses melhor conhecem – o Barcelona, o Barça. O Barça não é um simples clube de futebol – é um grito da alma catalã. Uma vitória do Barça, é uma vitória da Catalunha.

Sem comentários:

Enviar um comentário