quarta-feira, 6 de outubro de 2010

A Grande Muralha-2: Luís Moreira na China

Pequim, 13 milhões de habitantes, uma cidade plana com avenidas largas e muito extensas, e onde podemos encontrar tres cidades: a cidade milenar com a Cidade Proibida, a Cidade de Verão e a Praça de Tiananmen. A cidade de Verão, e bem Chinesa, com agua e arvoredo, de filigrana, tudo a morrer aos pés de um lago maravilhoso cheio de Flores de Lotus. A Cidade Proibida, feita para servir o poder, foi aqui que se realizou o filme O Pequeno Imperador, tem 900 metros de comprido por 800 metros de largura, as construções foram levantadas segundo a hierarquia que nos e indicada por pormenores interessantíssimos como sejam o numero de animais que figuram nos telhados. Os interiores sao da época, e que nos mostra um ambiente de grande austeridade.

A Cidade ja dos anos a seguir ao Império, mantendo as características Chinesas, pequenas casas de não mais de 2 andares, pintadas a cores diversas, com as figuras tão características desta cultura. Depois, a Cidade moderna, nada diferente de uma qualquer cidade europeia, belos prédios em altura, 20-30 andares, com escritórios e habitação, deixando escaco para o verde, relva e arvores.

Na cidade Proibida a presença militar é muito significativa, o mesmo se diga da Praça de Tiananmen, espaçosa com 3 belos prédios governamentais, tambem com grande presença militar, reforçada com o facto de ser hoje dia nacional de ferias, uma semana de ferias para todos, excluindo, claro, os que já aderiram às leis do mercado que mandam manter as portas abertas quando ha grande fluxo de turistas.

As construções feitas para os Jogos Olímpicos são maravilhosas com especial ênfase para o Ninho de Pássaro, bela obra de arquitectura, rodeada do Paralelepípedo das piscinas Olímpicas e de prédios belíssimos.

E uma cidade ampla, ordenada, disciplinada, com resquícios de outras épocas mas que aderiu definitivamente a economia de mercado e ao modo de viver ocidental , com uma muita significativa presença de jovens, vestidos de jeans e de mão dada a namorar ao sol quente e húmido do meio dia.

Nas comemorações militares na Cidade Proibida verifiquei o aprumo dos jovens militares mas também a sua escolha criteriosa, todos eles com 1,90 m de altura. Nem faltou um senhor alemão, muito importante, que veio fazer uma visita à Cidade Proibida, com carros de grande cilindrada e vidros fumados, e as câmaras de televisão a não perder nada, nem sequer os aplausos que o homem puxava ao publico que estava, contudo, mais interessado em entrar nos lugares reservados, imperialmente, durante séculos, a quem reinava e a sua corte.

Amanhã vou para a Grande Muralha, seis da manhã, não é coisa que se faça a ninguém, mas não vou deixar de enviar a minha crónica diária.

3 comentários:

  1. É presente? Chega-nos daí? Que luxo! Obrigada, Luis

    ResponderEliminar
  2. Há-de vir com os olhos em bico pela traição que nos fez!

    ResponderEliminar
  3. Os teclados lá não têm acentos e outras modernices do ocidente...

    ResponderEliminar