domingo, 17 de outubro de 2010

Notas soltas sobre o futebol

Carlos Godinho

Mais três selecções em actividade muito em breve. A Selecção Nacional de Futsal partiu para o Brasil onde irá disputar o Grand Prix, entre 17 e 25 do corrente, a Selecção Nacional "Sub/17, entre 22 e 27 do corrente disputará em Fão, Póvoa de Varzim e Barcelos, o apuramento para o Torneio de Elite e a Selecção Nacional "Sub/16" disputará em França, o Torneio Vale do Marne. Em actividade estiveram as Selecções Nacionais "AA" e "Sub/23" e ainda em competição a Selecção "Sub/19". Perante um país em crise, as selecções nacionais dão um exemplo de trabalho, desenvolvendo uma actividade séria e continuada e movimentando cerca de 120 atletas no espaço de quinze dias.

*



Portugal venceu ontem a Geórgia e embalou para a 2ª fase do torneio de apuramento do Europeu de Sub/19, depois de um começo frustrante com o Azerbaijão. Agora falta a Grécia para carimbar o passaporte. De qualquer forma este é mais um aviso sério para que todos os interessados, FPF, Associações, Clubes, Liga, Sindicato dos Jogadores e Treinadores, comecem a discutir em colectivo o futuro do futebol jovem em Portugal e se tomem medidas rápidas para que este seja defendido face à invasão irracional de jovens estrangeiros, a maioria deles sem qualidade e que travam o desenvolvimento do jogador português.

*

Não sei se alguém já falou disto, se o fizeram peço desculpa, mas não poderia deixar de referir que desde o jogo com a Eslováquia, em Junho de 2005, não vencíamos um jogo com um adversário directo para uma qualificação de uma competição oficial. Vejamos: empate com a Rússia, para o Mundial 2006, derrota e empate com a Polónia, empates com a Finlândia e Sérvia para o Euro 2008, derrota e empate com a Dinamarca, empates com a Suécia, para o Mundial 2010 e derrota com a Noruega para o Euro 2012. Felizmente a vitória com a Dinamarca pôs termo a esta sucessão de resultados sem vitórias.



( in Todos Somos Portugal)

Sem comentários:

Enviar um comentário