quarta-feira, 9 de junho de 2010
Crónicas da África do Sul
Carlos Godinho (na África do Sul)
O Cabo da Boa Esperança
Em Dezembro visitei o Cabo da Boa Esperança e fiquei impressionado, não só pela aridez do local, mas sobretudo pelo facto de ter sentido e compreendido o que verdadeiramente representava o Adamastor para os nossos navegadores. Para quem chegava pelo mar, aqueles montes enormes, associado ao permanente vento forte e mau tempo característico da zona, deveriam tornar o local num monstro assustador. A FPF para referenciar a participação de todos os elementos da delegação no campeonato do mundo, decidiu oferecer uma peça escultórica, cópia dos Padrões dos Descobrimentos em honra de Vasco da Gama e Bartolomeu Dias que se encontram no Cabo.
Festa
Um dia de jogo, é, normalmente, de grande concentração para todos. Porém, ontem no Portugal/Moçambique, o sentimento de portugalidade que inundou aquele estádio, obrigou-nos a todos, a sentir, mais uma vez, a importância das representações nacionais, especialmente da selecção nacional de futebol, junto dos nossos compatriotas espalhados pelo mundo. Importância a que não é dado nenhum relevo pelos nossos dirigentes políticos. Estão distraídos. O jogo em si foi razoável face ao momento de tristeza que se vivia na comitiva a que se juntava algum receio quanto a novas lesões. A partir de agora será a doer.
_______________________________
Estes posts do nosso colaborador Carlos Godinho, foram transcritos do blogue Todos Somos Portugal.
http://todossomosportugal.blogspot.com/
Todos somos Portugal é um meio privilegiado para acompanhar os bastidores do Mundial. Recomendamo-lo a todos os que gostam de futebol e da Selecção Nacional.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
A nossa diplomacia sempre viu nos emigrantes e na população de origem portuguesa, meros remetentes de divisas, nunca os viram como mercados de grande potencial.
ResponderEliminar