domingo, 27 de junho de 2010

Egito Gonçalves no Terreiro da Lusofonia

Egito Gonçalves nasceu em Matosinhos, em 8 de Abril de 1922, e morreu no dia 29 de Janeiro de 2001 na cidade do Porto. Os seus primeiros poemas datam de 1941, quando cumpria serviço militar em Ponta Delgada. Aderiu ao MUD (Movimento de Unidade Democrática) e participou na campanha do general Humberto Delgado.

O poema «Notícias do Bloqueio», escrito em 1952, é um dos mais belos da poesia portuguesa contemporânea, estando traduzido e muitos idiomas. Premiado com frequência, inclusive por academias e instituições estrangeiras, foi-lhe outorgado em 1995 o Prémio de Poesia do Pen Clube, bem como o Grande Prémio de Poesia de Associação Portuguesa de Escritores pelo seu livro «E no Entanto Move-se»). Tendo recebido diversas condecorações, foi em 1994 agraciado pelo presidente da República com o Grau de Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique.

A produção literária de Egito Gonçalves está espalhada por cerca de 20 colectâneas poéticas, das quais destacamos: «A Viagem com o Teu Rosto» (1958), «Falo de Vertigem» ) e «No Entanto Move-se» (1995). O poema que escolhemos, Morte no Interrogatório, de «Os Arquivos do Silêncio»,1963, vamos ouvi-lo dito pelo autor no VII Festival Internacional de Poesia, realizado em 1997, na cidade colombiana de Medellín.


Sem comentários:

Enviar um comentário