sábado, 12 de junho de 2010

A vida desconhecida de Camões ll

Luís Moreira


O Mosteiro do Beato onde se encontra a cripta e que foi recuperado, apresentando uma soberba escadaria, uma biblioteca monumental com capacidade para milhares de livros.Esta recuperação deve-se à Fundação Calouste Gulbenkian.Foi pasto de um grande incêndio mas é dos poucos edificios que nos restam do terramoto de 1755.

Nessa obra de que falei ontem, de José Hermano Saraiva, que é muito criticada pelos seus pares, por ser, segundo eles, isenta de rigor histórico e cientifico, mas onde sobra a beleza e a criatividade, o Prof. demonstra através da transcrição dos poemas, que Camões está, de uma forma dissimulada, a contar a sua própria vida.

Tudo gira à volta dos amores ílicitos que terá tido com D. Violante, mulher de rara beleza e muito mais nova que o velho Marquez e de quem Camões terá sido um dos amantes. Do lado de Camões há amor, do lado de D. Violante, há uma paixão passageira das muitas que teve ao longo da vida.Camões não se dá por vencido e a insistência, perde-o.

Sempre baseado nos poemas de Camões, José Hermano Saraiva, mostra como Camões se queixa e sofre e como em dado poema, compara o "Sol" à "lua", na sua beleza e no seu mistério, atribuindo a Joana, a mais nova das filhas, a beleza da mãe e para quem começa a dirigir o seu afecto.

Joana, a única filha que falta na cripta da família, terá sido encerrada num convento e repudiada, daí não estar junto da família na morte, como não esteve na vida. O poema, que assinala mais concretamente estes amores, lido de cima para baixo, nas suas iniciais, contem o nome "Joana" o que não deixa de ser extraordinário.

Como sempre acontece com os livros da nossa vida não sei dele, devo tê-lo emprestado e adeus, fiquei sem livro e sem amigo, eu devia seguir aquele ditado "mulher e carro não se emprestam" substituindo carro por livros,e assim, não andaria como uma cão perdigueiro pelas velhas livrarias à procura.

Se alguem souber do seu paradeiro aqui o "caçador de estrelas" agradece!

1 comentário:

  1. Vida Ignorada de Camões (Uma História que o Tempo Censurou) da Europa-América
    Faz parte dos livros da WOOK.... talvez o “caçador de estrelas” tenha sorte

    ResponderEliminar