quinta-feira, 1 de julho de 2010
República nos livros de ontem nos livros de hoje - 46 e 47 (José Brandão)
Episódios da Minha Vida
Volume – I
Magalhães Lima
Perspectivas & Realidades, s. d.
As notas que constituem as minhas Memórias podem considerar se um testamento político. São um documento da minha passagem pela Terra. Alguns episódios são páginas vividas que poderão contribuir para a História do Partido Republicano em Portugal.
Amei a vida e a liberdade com igual fervor. Poucos viveram tão intensamente como eu, porque poucos também amaram tanto a vida. O que deixo escrito são fragmentos da minha alma. Ao despedir-me do mundo, posso bem dizer que vivi para o ideal.
Dedico este livro à memória de Teófilo Braga. Cumpro, ao mesmo tempo, um dever e uma devoção. Incompreendido e caluniado em vida, a sua imortalidade começou no dia da sua morte. Mais do que uma glorificação, este modesto preito representa um agradecimento enternecido ao Mestre amado quem tanto devo.
_________________________________________
Episódios da Minha Vida
Volume II
Magalhães Lima
Perspectivas & Realidades, s. d.
«De futuro é preciso que o carácter sobreleve a todos os mesquinhos interesses e a todas as baixas intrigas. É no carácter que repousa a estabilidade de uma instituição. É preciso que a República se torne sinónimo de virtude, como a definiam os atenienses. É preciso que a República seja republicana!». Com estas palavras finalizou anteontem Magalhães Lima a sua notável conferência.
Não podia reunir-se em fórmulas mais límpidas e perfeitas a aspiração que se desenvolve no peito dos verdadeiros republicanos deste país, como não se podia de uma maneira mais sóbria e mais justa definir a situação a que desgraçadamente chegámos, mercê das culpas de todos nós.
Com a sua inexcedível autoridade republicana, Magalhães Lima fez, implicitamente, o processo da actualidade política portuguesa, porquanto requer que, de futuro, a República seja republicana, para o que serão claros indícios da sua genuinidade a virtude e o carácter.
______________________________________________
Etiquetas:
I república,
magalhães lima,
partido republicano português,
teófilo braga
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário