quinta-feira, 26 de agosto de 2010

As citações de Saramago -3




Luis Moreira

Depois dos livros as citações de Saramago para melhor compreensão do homem e do escritor.

Ateísmo

Provavelmente sou um homem bastante religioso. Bom para ser ateu como eu sou, deve ser preciso um alto grau de religiosidade.

Criação

Sou um tipo com uma certa disciplina, de trabalho organizado e de pensamento organizado também.Há um momento em que sinto que o livro vem aí.Digamos que há a gestação, a dor do parto e depois a criança nasce...

Deus

Se se considera legítimo, não havendo provas, que se diga que Deus existe, tambem se deve considerar legítimo que se diga que não.(...) Para mim não existe Deus.

Educação

A Língua, o instrumento fundamental da comunicação, é tratada como se fosse um esfregão.Os jovens saem da Universidade a escrever mal, e quem escreve mal, não consegue pôr por escrito uma ideia.

Escrita

Há uma certa disciplina, que no fundo consiste em escrever todos os dias. E é indeferente que seja de manhã ou à noite ou à tarde, ou quando apeteça.Se há uma ideia e vale a pena desenvolvê-la, naturalmente chegas-se ao computador e vai andando. Não romantizo nada o ofício.

Jesus Cristo

Acho que é uma figura fascinante, mesmo para mim, que não sou crente, não sou crente de nenhuma religião. Pode pensar-se que como não crente, não tenho direito algum de me apaixonar por uma figura como Jesus Cristo. Não estou de acordo. Qualquer escritor, todo o escritor deveria, um dia, confrontar-se com a figura de Jesus Cristo

Sem comentários:

Enviar um comentário