segunda-feira, 30 de agosto de 2010

A Maria - A Maria nunca mais apareceu

Adão Cruz

Os olhos, vindos do outro lado do mundo, fundos de ausência, casavam o branco e o negro para dizerem o que a boca não conseguia. O nariz afilava de um só traço o rosto magro, e os cabelos errantes fugiam da testa, cada pedaço para seu lado. A pele transluzia uma imagem por detrás dos vidros, imagem baça do avesso da vida.

Uma dor subtil desenhava os lábios maduros, finamente trémulos, como se estivessem prestes a chorar. Nunca alguma lágrima por eles correu ou voou algum beijo. Apenas o cigarro acendia e consumia a sua virgindade.

A Maria olhava-me sempre fixamente, olhos cravados nos meus como que a dizer: - tu entendes-me, tu és capaz de me compreender -. Ela percebia o sim do meu silêncio por baixo dos olhos vencidos.

Conheci duas mulheres iguais à Maria, fotocópias da Maria, ambas se chamavam Maria, uma brasileira e outra francesa, uma pisava o teatro, outra o anfiteatro. Inquilina de soleiras e vãos, a Maria pisava a grande cidade da noite.

As mulheres da fama e da ciência derivavam a vida por entre a lanugem dos cardos e a tangência do sentimento. A mulher da vida era vertical e secante como folha de piteira. A Maria mijona não tinha idade nem tempo, nem antes nem depois, era apenas instante.

Nunca se sentara na mesa do canto fugindo de si mesma. Escolhia sempre a mesa central, desafiando os olhares, vidrando o espaço em seu redor. Comia a sopa, o prato de sempre, como quem tocava violino. Apesar da mão trémula nem um pingo deixava cair no desbotado regaço, sumido de cores pelo uso e abuso. Se moedas cresciam da sopa não dispensava o brande, sua única bebida.

Por detrás do corpo sujo de Maria mordiscava uma beleza intrigante. Tivesse ela banheira e emergiria da espuma, como sereia das águas. Penso que nunca vi a Maria fora deste retrato, para cá da sombra. Por outro lado, tenho a certeza de que já dormi com ela...ou terá sido um sonho?

A Maria nunca mais apareceu. A última vez que a vi não tinha olhos nem boca nem cigarro. Não tinha sopa nem brande, apenas falta de ar. Engolira o violino e a música era uma dispneia sibilante, cântico fúnebre gemido pelas entranhas.

Toquei-lhe no ombro e ela percebeu que eu queria levá-la. Levantou a ponta de um sorriso e esboçou um gesto negativo com a mão. Afastei-me com a sensação de que tinha profanado um sacrário.

A Maria nunca mais apareceu.

11 comentários:

  1. Tu, meu caro Adão, compensas muitas das tuas ideias, dando-te como poucos ao teu semelhante.Quantas Marias tu nunca mais esqueces...

    ResponderEliminar
  2. Verdade Luis, pelo menos no sentir dos sentimentos que me saiem ao caminho no andar da vida. Que a vida me conserve a forma de os sentir.

    ResponderEliminar
  3. Que maravilha de expressão Augusta, sobretudo para um ateu! Que bem me sabe!

    ResponderEliminar
  4. A Augusta, que não conheço, é uma maravilha...

    ResponderEliminar
  5. Foi o que me saíu de jacto, Adão, e acredita que é sincero porque me identifico muito com os teus textos e a tua maneira de sentir. Credo, Luís! Mas obrigada pela gentileza.

    ResponderEliminar
  6. Eu, também, já passei a essa categoria. Já fui agnóstica mas, olho à volta, e já não dá para ter dúvidas. Valham-nos os deuses, ao menos, para darmos ênfase às expressões.

    ResponderEliminar
  7. Sufoco um grito. O tempo foi-se no tempo e eu não me arrisco. Ao longe, passa o homem que um dia em silêncio adivinhou-me por dentro. Sem julgamentos, entendeu quantas fui. Tocou-me sem nunca ter-me tocado. Olhou-me. Amei-o como se o fosse um santo. Porque o amor é assim, um pecado por se cumprir. Ficaram as juras de amor segredadas nas noites vadias. Com ele ficou a promessa de um tempo nunca atendido. Fosse eu Maria, a virgem seria ele o Santo pecado.
    Roubo-te o texto Adão, já que roubaste parte de mim. Fosse eu Maria, mulher da vida, serias tu o Poeta.

    ResponderEliminar
  8. Que belo poema Ethel. Do melhor que já li de ti. Obrigado. Um beijinho

    ResponderEliminar
  9. Belo texto de prosa corrente entrcortada com suspensas palavras que nos entopem, surpreendem e deixam um raio de meditação em váris sentidos. Vale a pena ler e reler.

    Paxiano

    ResponderEliminar
  10. Obrigado Paxiano, estes estímulos são muito importantes

    ResponderEliminar