quarta-feira, 25 de agosto de 2010

O Talento .



Luís Moreira

A imagem mais conhecida é a do escritor à frente da página em branco, ou a do pintor em frente da tela sem luz. Mas a primeira vez que eu senti o que era "talento" foi em Florença, num museu, de resto um dos mais famosos museus do mundo.

Dois blocos de granito de onde "brota" a vida humana pela cabeça cinzelada. O contraste entre a obra perfeita e o resto da pedra em bruto, mostra de forma ínequivoca que o talento é um dom extraordinário, que não se adquire, embora possa ser aperfeiçoado.Essas duas "obras inacabadas" são mais impressionantes que o "David" perfeito que nos recebe no átrio do museu com os seus três metros de altura.

Tive o mesmo sentimento de admiração quando visitei "A Caverna" a cave onde os quatro músicos que vieram a constituir os "Beatles", tocaram ainda jovens e desconhecidos. Numa rua estreita, onde não brilha o sol, num prédio antigo e igual aos outros, no fundo de dois lanços de escada esconsos, abre-se uma pequena sala, onde cabem uma vintena de pessoas. Alguem, que por li passou, viu e ouviu aqueles rapazes e transformou-os nos agentes da mudança no campo da música. Um talento de perceber onde estava o "único", o "diferente", o "talento". Tudo numa cidade fria, cinzenta, onde chove permanentemente e aonde ainda hoje, há bairros que foram destruídos durante a guerra e ainda não recuperados.

Tarrafal, sinónimo de tortura, escravidão e morte, foi ultrapassado pelos caminhos da escrita, da imaginação, por homens que usaram o talento para escaparem ao terror. Há muita obra que foi assim escrita, nestas condições e deixo aqui a referência a um grande livro,"Luuanda". Uma obra prima de puro talento na adversidade que abriu caminho à Liberdade!

2 comentários:

  1. É verdade o que dizes Luís - muitas vezes na escuridão abre-se uma luz. Um cárcere pode transformar-se num lugar maravilhoso, se quem nele esta confinado conseguir alhear-se da realidade feita de pedras, grades e carcereiros, e construir uma realidade alternativa - lembra-te do poema da "Roseira Brava" do António Borges Coelho. Essa realidade alternativa constitui, por vezes, a única maneira de escapar à loucura.

    ResponderEliminar
  2. O talento é um dom que transforma a vida em circunstâncias que apontam em sentido contrário. É como uma libertação.Isto explica que haja tanta gente famosa que não nasce em berço de ouro?

    ResponderEliminar