sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Os Livros de Saramago



Luís Moreira

continuar

Cadernos de Lanzarote (I -V) 1994

Saramago faz a conta-corrente dos seus dias em Lanzarote, descrevendo os seus dias, encontros, pensamentos e debate de ideias.

Ensaio Sobre a cegueira - 1995

É o livro de Saramago que mais vendeu em todo o mundo.Foi aptado ao cinema e ao teatro. É uma metáfora sobre a sociedade, em que as pessoas vão cegando, apresionando-se em sanatórios, em que reina a anarquia e prevalecem os instintos animalescos e a lei do mais forte.O fosso que separa os mais pobres dos mais ricos é cada vez mais profundo, tal qual o fosso que separa os que sabem dos que não sabem, explicação do escritor.

Todos os Nomes - 1997

É a história de um José, que vive sofrivelmente num registo civil e que um dia ao ver uma ficha de uma mulher, larga tudo para a encontrar, mas não encontra sequer o seu nome. A ficção e a vida a confundirem-se!

O Conto da Ilha Desconhecida - 1997

Uma casa com uma porta onde se fazem os pedidos ao Rei mas em que o Rei está sempre sentado na porta dos obséquios.O rei faz-se desentendido. Tal como na vida.

O Discurso de Estocolmo - 1998

Discurso integral de Saramago na cerimónia em que lhe foi atribuído o Prémio Nobel da Literatura

Folhas Políticas - 1999

Compilação de textos de Saramago com conteúdo político e ideológico, que mostram o caracter interventivo, militante e humanista do escritor.

Sem comentários:

Enviar um comentário