sábado, 7 de agosto de 2010

Os submarinos que nos afundam


Luís Moreira

Chegou, majestoso, o Tridente,o primeiro dos dois submarinos comprados à Alemanha.Entrou pela manhã no belo estuário do Tejo, devidamente acompanhado por outras embarcações.

Lá para 2012 vem o Arpão, irmão gémeo do Tridente.

E começa, então,o pesadelo, vamos ter que os pagar, e isso quer dizer que o déficite só pode ser contido se houver aumento de impostos, ou então uma cura de emagrecimento da generalidade dos portugueses.Cada um deles custou 769 milhões de euros mais juros, o que vai dar em cerca de 1 026 milhões de euros, qualquer coisa como aumentar o IVA em 2%.

A Alemanha anda muito preocupada com os déficites de Portugal e da Grécia mas vende-nos submarinos e aos Gregos milhões em armamento, não vá a Turquia, a mesma que precisa da UE e que quer entrar no clube, atacar por mar e ar.Uma anedota, é mesmo preciso manter a indústria de guerra activa, esse é que é essa.

As dúvidas, certezas e faxes com 30 milhões de euros em comissões a uma empresa do Grupo BES, está a marinar,a cair para o esquecimento, não vá a verdade afundar os submarinos mesmo antes de submergirem que é a sua função.Mas podemos estar descansados, já não somos atacados por mar nem à má fila.

Quero eu dizer na minha que o único perigo é afundarmo-nos com o déficite, mas que importa isso se temos dois submarinos? Dos mais modernos?

2 comentários:

  1. Está tudo antecipadamente negociado e combinado. A parolada é qu julga que não. Quando começarmos a ter de pagar os submarinos (e outras coisas mais)vem o PEC II ou PEC IV, isto é, a crise vai continuar até 2015. E o que vai acontecer? O que é? os portugas (classe B pª bxº) vão continuar a fritar "cantando e rindo".

    ResponderEliminar
  2. Nem mais! Só os submarinos obrigam a aumentar os impostos, para já não falar nas parcerias público/privadas, cujo pagamento começa em 2013. Estamos a caminhar para o empobrecimento, e isto se impedirem a terceira ponte, o aeroporto e o TGV. Com esses vamos andar todos de bóina na mão...

    ResponderEliminar