sábado, 7 de agosto de 2010

Procura-se nome para o novo espaço multiusos do Estrolabio

Saldou-se por um êxito a iniciativa de juntar os quadros de Adão Cruz e os poemas de Ethel Feldman numa fusão que resultou em pleno. O Terreiro da Lusofonia, espaço dos sons, cores e palavras do universo lusófono, esteve ocupado por dois colaboradores do blogue e o resultado não podia ter sido melhor. Este sucesso anima-nos a partir para novos empreendimentos colectivos - entrevistas, contos, poemas, memórias, quadros... Com tanta produção iríamos impedir os nossos irmãos lusófonos de ocupar o seu terreiro - temos de criar um palco para exibir os dons dos colaboradores do Estrolabio. Na caixa de comentários todos podem (e devem) sugerir. Os coordenadores do blogue escolherão três entre os sugeridos, sendo depois estes sujeitos a escrutínio. 

Venham as sugestões. Quem quiser pode argumentar a favor do seu título.

9 comentários:

  1. "A avenida dos Aliados", lugar simbólico da cidade do Porto, onde o povo se junta para celebrar as grandes vitórias e festas.

    ResponderEliminar
  2. Mantenho a minha proposta inicial - "Praça da Liberdade"- argumento: local onde, com espírito democrático, se poedem apresentar contos, poemas, pinturas, vídeos, entrevistas, etc. etc.

    E acrescento mais uma sugestão - "Feira das ideias", qu não será uma "Vanity fair", mas onde cada estrolábico poderá mostrar talentos artísticos, criativos.

    ResponderEliminar
  3. Sugiro um espaço para: "os sons e as palavras".
    Aqui podem ser comentadas crónicas, exposições e poesia. Como principio do som.

    AP

    ResponderEliminar
  4. Boa ideia, Adriano - uma espécie de agenda cultural onde se anunciem lançamentos, exposições, concertos e onde, realizados estes eventos, se possa fazer a respectiva crítica?

    ResponderEliminar
  5. O diálogo da pintura com a poesia teve a sua expressão no Movimento Futurista, integrando a palavra na própria pintura. Aqui não se trata de mesclar ambas totalizando uma obra única, mas integrá-las separadas evocativas e legendárias reciprocamente. Por isso e porque se trata de um conceito aproximado da "arte verbal" quando juntas. Sugiro "Espaço VerbArte"

    ResponderEliminar
  6. "Espaço da Sodade", expressão Cabo Verdeana para saudade.

    ResponderEliminar
  7. É uma expressão bonita, mas restritiva - quase nos obriga a centrarmos as iniciativas no passado. Gosto da ideia do Mesquita - «Espaço VerbArte». Mas a decisão terá de ser tão consensual quanto possível.

    ResponderEliminar
  8. " o coreto da filarmónica" lugar onde se junta arte popular,na pequena aldeia, rodeado de povo...

    ResponderEliminar