quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Suscitar a reflexão

António Mão de Ferro


A necessidade de saber e a curiosidade são características do ser humano. Senão houvesse desejo de saber, a aprendizagem seria mais difícil. Quando as explicações dadas pelos sistemas de ensino não suscitam questões, quando tudo parece muito claro, quando não há o desejo de fazer perguntas, as coisas tornam-se aborrecidas.

A reflexão surge mais facilmente quando se sente a necessidade de dar respostas. Suscitar essa necessidade é dar um objectivo às sessões de formação. Para que isso aconteça torna-se necessário que as teorias tenham relação com o trabalho desenvolvido. Quando se fizer a analogia das teorias com os problemas surgidos nas organizações, facilmente as pessoas terão vontade de pôr questões e aprofundar melhor os assuntos.

É  por isso fundamental que a formação se apoie em actividades que estimulem o pensamento e a troca de ideias com interesse para a prática do participante. Quando se abordam assuntos que fazem sair as pessoas das suas zonas de conforto, podem surgir conflitos e discussões mais acaloradas. Se isso acontecer, cabe ao formador a responsabilidade de as transformar em momentos que ajudem o grupo a crescer, procurando sempre que a troca de pontos de vista, não se tornem num inferno, com insultos e zangas entre os participantes, pois isso perturba o equilibrio das pessoas e o funcionamento das equipas.

Os pontos a tratar devem fazer sentido, para que as conversas não se tornem estéreis. O adulto gosta que lhe exijam mas que a exigência seja realista. Quando isso não acontece fecha-se na “concha”, não se expõe e pode mesmo tornar-se num contestatário

É importante que a aprendizagem se desenvolva de acordo com a realidade objectiva em que o grupo actua ou realiza a sua acção. Se isso acontecer e o participante mais facilmente reconhecerá que os conhecimentos adquiridos contribuem para o sucesso da sua actividade, a formação tornar-se-á mais credível e haverá um maior desejo de reflectir.

Sem comentários:

Enviar um comentário