sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Dia Mundial da Música – The Beatles

Luís Rocha

Hoje, dia mundial da música, não posso deixar de evocar o conjunto musical britânico “ The Beatles” que marcaram a minha geração.
O conjunto oriundo de Liverpool e formado por John Lennon, Ringo Star, Paul McCartney e George Harrison, ficará para sempre como um dos marcos da chamada era (década de 60) em que o mundo mudou.
Começou com o “Love me do” em 1962 e julgo ter terminado com “The long and winding road” em 1969.
Criado em 1962, dissolveu-se em 1970.

A primeira vez que os ouvi (1962) foi no rádio da casa de um amigo meu em Castelo Branco. O pai professor primário que tinha vivido em Londres, tinha uma visão avançada para a época e tinha posto à disposição dos filhos um quarto no rés-do-chão, com janela para a rua.

A Janela estava sempre aberta. Lá dentro era "terreno livre" dos filhos e dos amigos que faziam da janela porta, para entrar naquele espaço onde apenas estava a telefonia (muito potente) que nos permitia ouvir rádios estrangeiras, incluindo as chamadas rádios “pirata”.

Nas férias de verão (Julho a Setembro) desde manhã até á noite, com a janela aberta podíamos ouvir toda aquela música da nova vaga dos anos 60. Foi portanto através de uma rádio “pirata” cujo nome não me lembro que ouvi os “Beatles” pela primeira vez. Ainda me lembro do nome da música “Love me do”, que foi o primeiro “single” gravado em Setembro/62.

As músicas dos “Beatles”, para além de serem agradáveis de ouvir e romperem com todo o tipo de música ligeira que ouvíamos, estão associadas na minha memória aos bailes e aos namoricos (o facto de ouvirmos a música e a dançarmos fazia-nos sentir como parte dos rebeldes da época).

O single “Love me do” (1962), esteve nos Top 20 do Reino Unido e chegou a ser nº 1 nos Estados Unidos da América.


A partir deste êxito a inspiração de John, Paul e mais tarde George de que se destaca “something”, nunca mais parou e cada música passou a ser um êxito, que todo o mundo jovem conhecia e cantava.

Entre a sua colectânea, destaco (por anos) as seguintes músicas:
Love me do (1962); She Loves you (1963); I Want to hold your hand (1963); “ A hard day’s night (1964); Help (1965); Yesterday (1965); Yellow submarine (1966); Eleanor Rigby (1966);
Penny Lane (1967) All you need is love (1967); hello, goodbye (1967); Hei Jude (1968); Get back (1969); something (1969); Let it be (1969); The long and winding road (1969).

As rádios nacionais não passavam a nova música dos anos 60.
Só em 1965 os portugueses ouvem, pela primeira vez, no programa “Em Órbita” do Rádio Clube Português os sons do mítico álbum dos Beatles Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, ou os êxitos dos “Rolling Stones” “The Doors” “Animals” “The Who” ou dos “Beach Boys”.

Gostaria de terminar com a reprodução de uma das letras cantadas pelos “Beatles”, mas não conheço nenhuma com substância equivalente à sua musicalidade. Por isso deixo o “Imagine” de John Lennon (edição a solo de 1971) depois de os Beatles terem terminado.

7 comentários:

  1. Muito bom, grande Luis. Ouvíamos a rádio pirata que, para fugir à lei britanica, emitia a partir do Mar do Norte de uma plataforma petrolifera abandonada. Julgo que se chamava "Europa Livre" e emitia canções e notícias que só anos mais tarde ouvimos cá na ditadura.

    ResponderEliminar
  2. Bravo a este Luís que eu ainda não sei quem é!

    ResponderEliminar
  3. Imagine, é a canção mais fabulosa que já ouvi.Bem, sempre que estou a ouvir grandes músicas penso que são as que estou a ouvir, mas penso sempre nesta.

    ResponderEliminar
  4. O que não é fabuloso é o "comentadouro" que nos engole os comentários.

    ResponderEliminar
  5. Os comentários não são engolidos aparecem é mais tarde ,demorando a serem publicados. O que eu faço é, repetidamente, chamar o estrolabio cliando na palavre estrolabio...

    ResponderEliminar
  6. O SITE FICOU SENSACIONAL

    TAMBÉM INFORMO

    GRANDE NOVIDADE DO MOMENTO
    GALERIA DE CAMISETAS DOS BEATLES E OUTRAS BANDAS DE ROCK
    www.elo7.com.br/ strawberry fields shop
    aguardo visitas, comentários, sugestões...
    Antônio Barros
    anthoniobarros@gmail.com

    ResponderEliminar