terça-feira, 7 de setembro de 2010

Maratona do Estrolabio : A Arte Poética

Logo a seguir à meia-noite de hoje, tem início uma iniciativa que julgamos ser inédita na blogosfera - uma maratona de 24 horas, publicando poemas a um ritmo de três por hora, um de vinte em vinte minutos, portanto.

O tema é a própria poesia - a arte poética, o ofício do poeta.

72 poemas e mais algumas citações ou textos teóricos sobre a arte poética. Foi um trabalho complicado e moroso. Queria agradecer ao Adão Cruz que disponibilizou cerca de uma centena de fotografias de quadros seus. Quadros de uma grande beleza, como que podemos ver abaixo. Não foi possível juntar a cada poema o quadro que, eventualmente, estaria mais próximo do seu conteúdo. Digamos que os quadros do Adão Cruz não ilustram os poemas - embelezam as páginas. Uma grande exposição de arte, paralela a um grande festival de poesia.

A ajuda dada pelo Manuel Simões, professor jubilado da Universidade de Veneza, foi muito importante. Professor de Língua e Literatura Portuguesa, os seus conhecimentos especializados foram de grande importância,  Agradeço também a Josep Anton Vidal que enviou poemas de poetas catalães. O mesmo fez Carlos Durão, que procedeu a uma rápida recolha de poemas galegos sobre o tema. A propósito, ~não foi possível traduzir os poemas de poetas de outros idiomas - a maioria destes poemas são em castelhano, idioma que os portugueses compreendem bem. O inglês e o francês são também línguas que uma grande maioria das pessoas domina. O catalão será mais difícil, mas, sobretudo, lido compreende-se razioavelmente. Enfim, traduzir todos os poemas teraia tornado a iniciativa inpraticável.

Finalmente queria saudar os poetas do Estrolabio que, sem receio de ombrear com os grandes nomes da literatura universal, vão dizer-nos nas suas composições qual o seu conceito de arte poética. De salientar que participam na iniciativa dez colaboradores.

Durante 24 horas. só publicaremos poemas.

Faltam cinco horas para começarmos.

Esperamos que gostem,

(CL)



6 comentários:

  1. Carlos Loures, a tua dedicação é admirável. Muito obrigada. O teu trabalho de partilha do conhecimento é exemplar. Obrigada de novo pela oportunidade que me dás em estar aqui, ao teu lado aprendendo dia a dia.
    Beijo grande
    Ethel

    ResponderEliminar
  2. Pois, Carlos, muito obrigada a ti e ao Adão com os seus belos quadros. Vai ser um grande festival de poesia pintada.

    ResponderEliminar
  3. Um grande e comovido abraço, Carlos

    ResponderEliminar
  4. Eu disse dez colaboradores, mas são 11 ~-devo ter-me esquecido de contar comigo. Ethel, Augusta Clara e Adão- obrigado pelas vossas palavras. Oxalá amanhã às 24:00 estejamos tão contentes como hoje. Um grande abraço para todos.

    ResponderEliminar
  5. e está quase a chegar a hora.... eu acabadinha de chegar à capital vai dar para me enternecer com a vossa arte poética. Pela hora de almoço vou partir novamente rumo ao sul e o mais certo é só aparecer já as 24horas terminadas mas... mas a poesia essa fica disponível para a encontrar fora do dia e fora de horas. Abraço e ... umas 24horas em beleza

    ResponderEliminar
  6. Carlos, este trabalho teu e de quem mencionas só é possível porque representa o grande amor que tens pela poesia.Um grande abraço

    ResponderEliminar