terça-feira, 7 de setembro de 2010

República nos livros de ontem nos livros de hoje - 147 e 148 (José Brandão)


Portugal em Crise

Vários

Fronteira do Caos, 2006

A presente antologia, dá a conhecer alguns dos mais belos textos, de reflexão política e cultural alguma vez escritos em língua portuguesa.

Os autores que integram esta colectânea fazem parte de uma geração de portugueses que pautaram a sua acção pelos mais sinceros e nobres sentimentos de Amor à Pátria. O seu desejo manifesto era colocar Portugal entre os primeiros da Europa e do Mundo, sempre escudado na nobre pretensão consubstanciada pelas palavras de Augusto Fuschini

O leitor irá encontrar reflexões de alguns dos mais eminentes intelectuais portugueses, dos quais destacamos: a elegância literária de Vieira de Castro, a linguagem ardente de António José de Almeida, a ironia de D. Luís da Câmara Leme, a consistência intelectual de Manuel de Arriaga e Bernardino Machado.

_____________________


Portugal na Alvorada do Século XX


Manuel Villaverde Cabral


A Regra do Jogo, 1979

Como qualquer trabalho de investigação histórica, também este livro tem uma história, que convém, segundo as recomendações de Pierre Vilar na Introdução da sua Catalunha na Espanha moderna, lembrar muito rapidamente, tanto mais que, sem ser única no seu género, tal história difere um pouco da da maioria dos trabalhos puramente universitários. Com efeito, tanto o ponto de partida como a motivação deste estudo residem numa experiência de ordem antes da mais política.

Depois de vários anos de oposição activa ao regime autoritário que se abatera sobre Portugal desde 1926, numerosos foram, entre os exilados políticos portugueses, aqueles que sentiram necessidade de saber algo mais sobre a natureza e os mecanismos de funcionamento desse inimigo que sobrevivia com tanto êxito, há tanto tempo, à resistência anti-fascista.
_______________________________

Sem comentários:

Enviar um comentário