quinta-feira, 23 de setembro de 2010

A miséria moral dos paizinhos...


Na noite de terça para quarta assisti a algo de indescritível num dos canais da Sportv. Uma reportagem de um combate de kickboxing entre crianças, com idades bastante baixas, de certeza entre quatro e seis anos. O "combate" disputou-se no Casino Solverde, penso que em Espinho, e o que vi foi verdadeiramente lamentável. As duas crianças davam murros e pontapés e uma delas, a mais pequena, olhava permanentemente para fora das cordas tentando encontrar, concerteza, o pai. Bem triste. As imagens não dignificaram nem o desporto nem todos os que colaboraram naquele triste espectáculo.

Essa tristeza, aí em cima , que fui buscar ao" Todos Somos Portugal" do Carlos Godinho, é o resultado de os paizinhos quererem à força que os filhos lhes preencham as frustações que lhes ficaram de, eles próprios, não terem tido a coragem de andar ao murro e ao pontapé .É ver os miúdos a correr para os treinos de captação de talentos dos grandes clubes; ver os miúdos e miúdas em filas de espera à porta dos "castings" para novelas e filmes; para modelos, enfim, para tudo que dê dinheiro sem trabalho,sem estudar, para preencher o ego e a vaidade aos paizinhos.

Em muitas reuniões de pais eu ficava chocado com o que os pais diziam sobre o que queriam para os filhos, nenhum falava em alegria de viver, ser feliz, deixar os miúdos serem miúdos, todos queriam que o filho fosse o próximo Einstein...

Nestas condições, sonhos perdidos, amargura quanto baste, acabam na violência, no abandono escolar e na droga.

Há bem pouco tempo lemos na imprensa o desejo de uma jovem de catorze anos, com o apoio incondicional dos pais, querer dar a volta ao mundo num veleiro, sozinha, meteu tribunais e tudo o que é comunicação social, tudo o que contribua para que, no fim da aventura, se tudo correr bem, o livro que se vai escrever venda muito e bem, que os convites para os shows televisos sejam pagos milionariamente e que ,os paizinhos fiquem muito orgulhosos de terem posto a vida da filha em perigo com a sua estupidez e a bolsa cheia ...


5 comentários:

  1. Não sei quem escreveu mas uma das coisas que me enraivece são as horas que as crianças gastam em treinos desportivos, muitas vezes para satisfazer os sonhos não realizados dos pais. Chamo-lhe TRABALHO INFANTIL - que não é só os ténis para a Nike, ou a prostituição... Onde está o tempo de ser criança, de brincar?

    ResponderEliminar
  2. Todos têm que ser um craque. O meu sobrinho de 7 anos não tem um minuto livre durante o dia. janta e vai direitinho para a cama...

    ResponderEliminar
  3. Tens toda a razão, Clara. As pobres das crianças têm que satisfazer as frustrações dos papás e transformarem-se em gato maltês, o que tocava piano e falava francês. Eu fico azul quando oiço dizer que a menina anda no piano, no balet, na natação, no inglês, em tudo menos na brincadeira. É mesmo isso: trabalho infantil.

    ResponderEliminar
  4. Como escrevi no outro post...
    dizia a meniana de 9 anos: - "estão roubando a minha infância".

    ResponderEliminar
  5. Fui isso que me lembrou,Clara, quando vejo estes meninos à porrada uns aos outros.É inacreditável que um pai deixe que isto aconteça ao seu filho. UM treinador deste tipo de actividades e que é meu amigo, não deixa que os filhos frequentem as suas próprias aulas, porque ele já tem hoje adolescentes que começaram com ele em criança, e estão todos partidos,com lesões que só se têm aos 50 anos.

    ResponderEliminar