sexta-feira, 1 de outubro de 2010

O Engraxador, amante de livros!

Luís Moreira

Na Baixa de Lisboa há imensos engraxadores de sapatos, porque engraxador de ego e de lugares bem pagos há muitos mais, todos eles com características bem distintas.

Há o engraxador ali à porta da ginjinha, é só sair reconfortado, com a "ginjinha com elas" e engraxar os sapatos depois, é um ritual de dezenas de anos que também vai bem com a ida ao teatro ou aos espectáculos do Coliseu.

Há também o engraxador junto do Rock Café, nos restauradores, com chapéu de sol, televisão e rádio, tudo à vontade do freguês que recostado em cadeira "rócócó" faz um figurão, antes de caminhar para o "Solar dos Presuntos" onde encontrará a cozinha minhota em todo o seu esplendor.

Temos ainda o engraxador "móvel" que podemos encontrar num qualquer café, serviços mínimos, é engraxar e andar para outra esplanada, ferramentas não mais que a caixa e " tem que ser tinta vermelha que a preta já acabou" e "ala" que este já está.

Mas há outros interessantíssimos como Zeca, "o fadista", antigo cantador de fados das melhores casas de Lisboa, discos gravados que rodam sem cessar no seu equipamento último modelo, não vá o som trair aquela voz. À tarde troca a caixa da graxa pela viola e junta-se-lhe a "Amélia cantadeira", já só lhe resta o xaile das noites de glória.

Nos Restauradores, à frente dos CTT ( querem tirar os CTT dali, daquele sítio sem igual, para mais uma negociata com um prédio igual a tantos outros ali no Parque das nações) há o único engraxador de todo o mundo que passa o santo dia a ler. Tem meia dúzia de livros em exposição (nunca o vi vender nenhum) e lê sem cessar, para o cliente ter o serviço precisa de tropeçar nele porque de outra maneira o homem está tão absorto que não ouve ninguém, cachimbo permanentemente na boca, barba de intelectual, boné à maneira, e o nosso leitor compulsivo, é o engraxador que menos factura, estou em crer que só começa a engraxar quando se lhe acabarem os livros. Pois, um dia já bem afastado, apanhei-o sem livros e lá o convenci a engraxar-me os sapatos, e meti conversa, o homem é uma enciclopédia, estávamos naquilo, não havia graxa nenhuma, ele para me explicar os livros e os autores, tinha que ter os olhos postos em mim, e estávamos naquela, conversa para aqui, livros para acolá, até que chega um par de "alemães" que me pediram para tirar uma fotografia, ao acto de engraxar os sapatos..

Olhei para o meu amigo amante de livros e ele com um sorriso condescendente disse que sim, e eu para "os alemães", uma só fotografia não mas se forem duas, sim senhor, levem lá o "very typical", e eles logo que sim, ainda era melhor. E, em pose, lá nos deixamos fotografar com o meu amigo na posição de engraxador, a seguir trocamos, fui eu sentar-me na caixa e ele em pé a estender-me os sapatos mais bem engraxados que eu já vira, e "os alemães" de sorriso amarelo lá tiraram a "very typical" fotografia de dois malucos que tinham encontrado ao sol de Lisboa.

11 comentários:

  1. Esqueci-me, é meu. Estou lixado com o Carlos!

    ResponderEliminar
  2. Ah, é que eu achei tão interessantes esses pormenores da vida da minha cidade!

    ResponderEliminar
  3. Não sei de quem é. O que sei é que os "graxas" do Porto, infelizmnte raros hoje em dia, foram a minha segunda universidade. Com eles chorei de rir, com eles saboreei o sumo do humor e da vida, com eles senti a liberdade de ser, com eles aprendi a autenticidade, o sentido do ridículo, o luxo de se estar cagando: Tenho na cabeça um rol de histórias de engraxadores que é um mimo.

    ResponderEliminar
  4. Força, Adão! E ainda hei-de contar as conversas com o Belarmino Fragoso, grande boxeur que no ocaso da vida tambem se deu à actividade. Sim, o Belarmino do filme do mesmo nome.

    ResponderEliminar
  5. O Carlos já revelou o escriba, mas uma coisa vos digo, o meu pai dizia-me, podes vestir o melhor fato, e a melhor gravata que se não tiveres os sapatos engraxados, tira-te o nível todo.Ainda hoje o sigo à risca...

    ResponderEliminar
  6. Um dia destes hei-de escrever sobre um famoso engraxador do Bairro Gótico de Barcelona, o Bromuro, lembram-se?

    ResponderEliminar
  7. Andaram todos na universidade dos engraxadores. Onde eu me vim meter.Pensava que isto era tudo gente séria.

    ResponderEliminar
  8. Saindo da Baixa de Lisboa, para as bandas da Guerra Junqueiro, há o sr. que engraxa sapatos, vende cautelas e dá dois dedos de conversa

    ResponderEliminar
  9. Ainda vos vou contar uma "desgarrada" do Zeca da viola e da Amélia cantadeira.Um mimo.

    ResponderEliminar