quinta-feira, 16 de setembro de 2010

República nos livros de ontem nos livros de hoje - 163 e 164 (José Brandão)


A República Nunca Existiu!


Vários

Saída de Emergência, 2008

E se a República nunca tivesse sido instaurada em Portugal, nem em 5 de Outubro de 1910 nem depois? Estas hipóteses constituem o ponto de partida para 14 «histórias alternativas», escritas por outros tantos autores, que aceitaram o desafio de imaginar um país distinto daquele que verdadeiramente existiu no século XX, e não só. Sempre um Reino, sempre uma Monarquia! Passado, presente e futuro de uma nação foram rescritos, e o resultado é um livro como nunca houve em Portugal. Entre numa dimensão diferente e seja bem-vindo à «outra» costa mais ocidental da Europa, onde «A República Nunca Existiu!»

«A República Nunca Existiu!» é um livro que pretende assinalar principalmente o primeiro centenário do Regicídio de 1 de Fevereiro de 1908 – e, por arrastamento, e antecipação, o primeiro centenário da instauração da República

_____________________
 

A República


Ontem e Hoje

Coordenação de António Reis

Edições Colibri, 2002

O Curso Livre «A República Ontem e Hoje (1910-2000)», visou proporcionar uma reflexão e discussão plurais sobre os valores republicanos e a concepção republicana do Estado e da Nação, interligando o passado destes ideais com os desafios do presente e a experiência histórica portuguesa com a experiência europeia. Este livro reúne as comunicações ali apresentadas e debatidas, sempre com elevado índice de participação, a confirmar o grande interesse que a temática escolhida e o seu desenvolvimento despertaram.

________________________________

Sem comentários:

Enviar um comentário