quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Terreiro da Lusofonia: Cecília Meireles e Maria-Cecília Correia

Cecília Meireles e Maria-Cecília Correia, chegam a este terreiro pela mão da nossa colaboradora Clara Castilho, filha de Maria-Cecília Correia. O texto que publicamos foi dedicado pela grande escritora brasileira à notável escritora portuguesa. Inserido numa carta, ignora-se se é ou não um inédito. É muito interessante, Eis duas breves notícias biográficas de ambas:

Maria Cecília Correia Borges Cabral Castilho (1919-1993) nasceu em Viseu e faleceu em Lisboa. Usando o nome literário de Maria-Cecília Correia, dedicou-se sobretudo à Literatura Infantil. Os seus  livros, inspirados sobretudo em acontecimentos do quotidiano, têm em geral como tema central o mágico mundo da criança.

Principais obras: Histórias da Minha Rua,  1957; Histórias de Pretos e Brancos e Histórias da Noite, 1960; Histórias do Ribeiro, 1974;  O Coelho Nicolau,  1974; Amor Perfeito,  1975; Histórias da Minha Casa, 1976; O Besouro Amarelo,  1977; Bom Dia,  1983; Manhã no Jardim, 1978; Pretérito Presente, 1976.

Cecília Meireles nasceu em 1901, no Rio de Janeiro e faleceu em 1964, também no Rio de Janeiro. Considerada uma das grandes vozes poéticas da língua portuguesa no século XX. No período de 1919 a 1927, colaborou nas revistas Árvore Nova, Terra de Sol e Festa. Fundou a primeira biblioteca infantil do Brasil. Lecionou na Univerdade do Distrito Federal em 1936 e na Universidade do Texas em 1940. Trabalhou no Departamento de Imprensa e Propaganda no governo de Getúlio Vargas, dirigindo a revista Travel in Brazil (1936).

Principais obras: Espectros, 1919 l Nunca mais... e Poema dos Poemas, 1923 ; Baladas para El-Rei, 1925; Criança, meu amor, 1927; Viagem, 1939; Vaga música, 1942; Mar Absoluto e Outros Poemas, 1945;Retrato natural, 1949 Amor em Leonoreta, 1951; Dez noturnos de Holanda & O aeronauta, 1952 ; Romanceiro da Inconfidência, 1953; Pequeno Oratório de Santa Clara, 1955; Pistóia, Cemitério Militar Brasileiro, 1955; Canções, 1956; Romance de Santa Cecília, 1957; Obra poética, 1958; Metal Rosicler, 1960; Poemas escritos na Índia, 1961; Solombra, 1963; Ou isto ou aquilo, 1964; Crônica trovada da cidade de Sam Sebastian, 1965; Poemas italianos, 1968; Ou isto ou aquilo & Inéditos, 1969; Cânticos, 1981; Oratório de Santa Maria Egipcíaca, 1986 .


À direita: "Cecília Meireles em Lisboa". (Desenho de seu primeiro marido, Fernando Correia Dias).







O gato desce
a escada

Para Maria-Cecília Correia




Não tem nome nenhum. Não sabe que é gato, quadrúpede, mamífero, de pêlo preto. Não sabe que está num jardim, nem de que casa, em que rua, no mundo, num planeta, entre planetas, lua, sol, estrelas, nebulosas, cometas – no meio do universo.

O gato desce a escada. Solenemente. Como se soubesse tudo isso e muito mais.

O gato desce a escada. Silenciosamente. Como se não existisse.

Pedras, árvores, brisa da tarde, pingo d’água da fonte no muro, passarinhos na ponta dos telhados, nada disso o distrai. Botânica, Zoologia,
Mineralogia, nada disso tem nome, para êle, nem conteúdo, nem separação.

O gato desce a escada.

Ninguém o chamou. Não tem família. Não tem casa. Não parece ter fome nem sêde: é luzidio, nédio, grande e sereno.

Mas desce a escada.

Lá fora, pode ser ferido pela pedrada dos meninos máus. Pode ser atropelado por uma roda qualquer, dos milhares de rodas que sobem e descem pelos caminhos. Pode ser agarrado, esfolado, e virar tamborim, nas festas de Carnaval que estão preparando nos morros. E, se algum feiticeiro o avistar, pode ser cozido numa panela nova, que é a fórmula de tornar os homens invisíveis.

Humanidade, Vida, Morte, Dôr, Alma, Deus, - êle caminha solitário entre as palavras e as idéias. Ele desce a escada.

Quando escurecer, seus olhos serão fosforecentes. Mas êle nunca viu seus olhos. Atrás dêle vão a sua sombra e o meu pensamento. Cada qual mais precário.

O gato desce a escada.
____________

E encerramos com «Modinha», poema de Cecília Meireles, musicado e interpretado por Carlos Walker:

5 comentários:

  1. Lindíssimo! Clara, lamento dizer que não conheço a obra da tua mãe. Da Cecília Meirelres encontrei há pouco um site na internet porque andava com vontade de ler a poesia dela.

    ResponderEliminar
  2. Bonito, Calra. Meu pai teve uma editora de livros infantis no Brasil. Uma editora de vanguarda que acabou na 6º publicação. Um formato ainda hoje estudado por especialistas. Entre esses 6 livros estava o 'Ou isto ou aquilo' da Cecília Meireles que depois teve várias outras edições. Uma raridade aquele livro, como os outros cinco onde moravam entre outros Sidónio Muralha e Fernando Lemos. Foram só seis e depois a editora fechou. Claro que são seis que valem por mil outros livros...

    ResponderEliminar
  3. Minha mãe indignava-se com o facto de as distribuidoras ficarem com 40% sobre o preço do livro. A partir de determinada altura passou a fazer ela as edições e a colocar os livros nas livrarias. Em Lisboa carregava com eles. Para fora, enviava por correio... Penso que no mercado só haverá um editado pelos Livros Horizonte. Meu irmão António reeditou o 1º livro, Histórias de Minha Rua, da Àtica, com desenhos de Maria Keil (vem a capa em cima). Penso que ele ainda tem alguns. Terei muito gosto em oferecer a quem aprecie... Claro que são textos datados, de 1953.
    Quanto às 2 Cecílias ando estudando a vinda da Meireles a Porrugal, para ver se percebo algumas das coisas que ela diz nas cartas que escreveu à outra- à Maria Cecília. E depois verei o que faço com isso. É que são uma delícia!

    ResponderEliminar