domingo, 3 de outubro de 2010

Acompanhantes de luxo!

Luis Moreira

Quando eu comecei a "espigar" o meu pai, que era "pão, pão, queijo, queijo, Zeca" frequentemente dizia-me "Ó, paz (rapaz...) nunca te esqueças, já diziam os antigos "puta só, ladrão só" e isto em situações que não tinham nada a ver umas com as outras. Esta frase é uma das grandes incógnitas da minha vida, desde logo porque se me já era estranho ouvir aquilo do meu pai, impossível se tornava eu fazer-lhe alguma pergunta do mesmo jaez. Os meus colegas não passavam do óbvio e com isto atravessei grande parte da minha juventude e idade adulta.

Ladrão só, podia ser tão prático como simples.Um gajo que faz algum negócio, ou assalto, e o divide com outro que seja, fica logo a perder metade. Com uma boa ideia também é assim, um tipo aquece a cabeça a raciocinar, e se a revela, lá tem que dividir os louros com mais alguem que não fez nada. Essa do ladrão cheguei lá, que a vida ensina-nos, e não faço por menos, trabalhei numa das primeiras empresas informáticas, tive uma ideia do "camandro" e não é que umas semanas depois vejo aquele imbecil do Bill Gates aparecer ao mundo, com o PC de colocar em cima da secretária? Quem me mandou a mim falar com um vizinho que me parecia, não de confiança, mas burro? Lixei-me o gajo não era de confiança e muito menos burro.

Mas aquela da "puta só" é que por mais voltas que dê, não vou lá. Mas porquê só? Ambientes poucos recomendáveis e é preciso que ninguem saiba? Há sempre alguém que nos faz a folha, estilo,"olha vi aquele gajo, cheio de peneiras, a largar a "grana" para ter companhia feminina, o gajo que tem a mania que tem muitas namoradas" e, enfim, a gente sabe que há menino para tudo. Não ter testemunhas, parecia-me uma boa razão.

Até que, em noite mais solitária, num bar de um hotel a tomar um drink com uma senhora que tambem se arrastava por ali e, clarificado o assunto, eu pagava as bebidas e amanhã é dia de trabalho, cada um segue o seu caminho, atrevi-me a perguntar-lhe, e ela com um sorriso trocista, com uns wiskies a mais diz-me, é pá, o teu pai sabia muito mais do que tu, o que ele queria dizer é que " o trottoire" deve ser feito cada uma por si, tu não tens nada a ver com o assunto.

E, realmente, nunca vi acompanhantes de luxo aos pares!

12 comentários:

  1. Bem, ó Luís, vou deixar as metáforas, agora, para trás e vou-te fazer uma proposta. Está descansado que não é desonesta. Trata-se do seguinte: porque é que não abres uma conta bancária em nome do Estrolabio para a malta ir contribuindo, como quiser e puder, a ver se arranjamos dinheiro para o tal software que permite encontrar os textos através dos nomes. É que já há tanto material escrito que é uma pena ir ficando perdido pela dificuldade de acesso. O Carlos já me disse que é caro. Mas podia divulgar-se aqui o NIB, ninguém tem que identificar-se, põe lá o que quiser, se quiser e quando quiser.
    E não te esqueças do lançamento.

    ResponderEliminar
  2. A minha contribuição vai como anónimo.
    Espero que muitos anónimos ajudem.

    ResponderEliminar
  3. Essa já tinha pedido eu, e vou tratar de saber com o meu amigo informático como é possível fazer.
    Se assim os meus amigos deixarem...

    ResponderEliminar
  4. Ora, boa, força! Essa, também, era a minha ideia, Augus..., perdão, Carlos Mesquita :)

    ResponderEliminar
  5. Também estou de acordo... e anónimo.

    ResponderEliminar
  6. Pois, todos anónimos. Era essa a ideia.

    ResponderEliminar
  7. A minha ideia era que um anónimo pagasse por mim, mas está bem.
    Ficam a saber que o anónimo que der a maior contribuição...sou eu!

    ResponderEliminar
  8. Não sejas parvo. Pode ser que o primeiro pague logo tudo. Esperas aí uma semaninha...

    ResponderEliminar
  9. Por acaso, eu estava a escrever o texto e a lembrar-me desse assunto...o "trottoire" pode dar uns cobres, mas logo que isto esteja seguro vamos mudar de domínio, ou uma treta destas que tambem não sei o que quer dizer.

    ResponderEliminar
  10. Além disso, agora sempre que algum "solitário" escrever a palavra "acompanhante" vem aqui ter...

    ResponderEliminar
  11. e fica a saber que "puta só, ladrão só"...

    ResponderEliminar