terça-feira, 12 de outubro de 2010

Contribuir para o monumento de homenagem a Carvalho Calero

Pedro Godinho

Ricardo Carvalho Calero (Ferrol,1910 – Compostela,1990) foi um escritor e académico galego comprometido com a defesa da língua e cultura galegas e com o direito da Galiza a decidir do seu destino e governação.

Foi co-fundador do Partido Galeguista, em 1931, e um dos autores do primeiro ante-projecto do Estatuto de Autonomia para a Galiza. Surpreendido em Madrid pela sublevação militar de 1936 junta-se ao exército republicano e participa na defesa da cidade. Em 1939 é julgado e condenado a vários anos de prisão, como oficial do exército e separatista. Em 1941 regressa a Ferrol em liberdade condicionada e dedica-se ao ensino privado por lhe ser proibida a docência no ensino público. Deixou vasta obra académica e literária em galego.

[Ler “Estamos no Ano Carvalho Calero”, de José Paz Rodrigues, Professor Numerário da Faculdade de Educaçom de Ourense, no Portal Galego da Língua www.pglingua.org]

Sendo 2010 o ano em que se perfazem cem anos do seu nascimento e vinte anos da sua morte, a Fundaçom Meendinho (http://agal-gz.org/blogues/index.php/meendinho/) promove a construção dum monumento dedicado a Carvalho Calero, galego e homem de letras, a colocar na Alameda de Compostela.

Para o efeito foram convidados 17 escultores da Galiza e Portugal tendo o júri seleccionado, entre as obras apresentadas, a proposta do escultor José Morales.

A inauguração da estátua está marcada para 30 de Outubro.

Face ao dito por não dito de alguns apoios prometidos, a Fundaçom Meendinho está a promover uma campanha de subscrição pública para angariar os cerca de 10 mil euros em falta. (http://agal-gz.org/blogues/index.php/meendinho/2010/01/06/projetos)

[Ler Alexandre Banhos: «Começámos o projeto porque nos saíam todas as contas, mas nom contávamos com que certas instituições faltassem à palavra»no Portal Galego da Língua www.pglingua.org]

10.000 euros são:

10 euros para 1000 pessoas

20 euros para 500 pessoas

50 euros para 200 pessoas

100 euros para 100 pessoas

O IBAN da conta da Fundação Meendinho é: ES25 2080 0132 1500 4002 1179

Também Portugal e os portugueses podem mostrar o seu reconhecimento a pessoas como Carvalho Calero. Ler e estudar a sua obra é uma das formas de o fazer. Contribuir para o monumento de homenagem é outra. A Galiza não nos deve ser nem estranha nem distante;para que a raia não nos separe, antes nos ligue.



“A Fundaçom Meendinho tem por objeto contribuir para a plena normalizaçom da Língua e a cultura galega bem como para a sua projeçom e divulgaçom nacional e internacional.

Assim mesmo terá como finalidade impulsionar e promover ideias e projetos que levem a um potenciamento dos históricos laços culturais e linguísticos com todos os países de fala portuguesa, especialmente com o vizinho Portugal.

Estes fins inspiram-se, nom só em razões históricas, senom também na ideia de supressom de fronteiras culturais que se abre caminho na Europa atual.

Para o cumprimento destes fins, a Fundaçom fomentará a literatura, artes plásticas, música tradicional e moderna, vídeo, cinema, etnografia, sociologia, intercâmbios docentes, viagens culturais e todos os trabalhos que contribuam a um maior relacionamento da Galiza com a cultura portuguesa. “

( http://agal-gz.org/blogues/index.php/meendinho/2010/01/06/objetivos )

Sem comentários:

Enviar um comentário