domingo, 10 de outubro de 2010

Dicionário Bibliográfico das Origens do Pensamento Social em Portugal (2), por José Brandão

Alfredo da Silva

Miguel Figueira de Faria

Bertrand Editora, 2004

Paixão pela indústria, risco e audácia permanente nos negócios. Alfredo da Silva foi inegavelmente o capitão da indústria portuguesa. Este notável e proeminente empreendedor dedicou toda a sua vida, uma longa e vasta carreira, a construir um império no qual se integrava uma extensa rede de empresas que marcaram profundamente a vida económica nacional. A CUF (Companhia União Fabril), a Tabaqueira, o Estaleiro da Rocha do Conde de Óbidos (futura Lisnave), a Carris, o Banco Totta – são exemplo do Património emblemático a que Alfredo da Silva deu corpo.

Alfredo Silva manteve uma relação de cordialidade com Oliveira Salazar com evidentes vantagens para ambos, políticas para Salazar e empresariais para Alfredo da Silva.

Com a edição deste livro, a Bertrand dá a conhecer a vida e labor de um dos mais marcantes se não mais influente empresário português do século XX.
____________________________


Alguns Aspectos da Vida em Lisboa

1850-1926

Vários

Lisboa, 1983

O texto aqui presente foi realizado no decurso do ano lectivo de 1980-81, como trabalho de avaliação contínua de grupo, na cadeira de História Contemporânea de Portugal.

Foi escolhido, pelo conjunto da turma, para simbolizar o primeiro passo dado no caminho de uma pedagogia participativa que nesse ano timidamente se ensaiava e se vem, desde então progressivamente consolidando.

É publicado sem qualquer alteração com as qualidades e defeitos.

Alguns temas nele aflorados já foram objecto de críticas e aprofundamento em trabalhos realizados por outros grupos, nos anos lectivos que se seguiram, e serão oportunamente publicados.

Lisboa, 14 de Setembro de 1983

Ângela Guimarães

____________________________

Alma Nacional

Revista Republicana

António José de Almeida

(Direcção)

Lisboa, 1910
Revista republicana que veio a lume no limiar do 5 de Outubro, constitui um repositório marcante da sociedade que antecedeu a implantação da república. Foi dirigida e editada semanalmente em Lisboa, pelo médico António José de Almeida e prolongou-se de 10 de Fevereiro a 29 de Setembro de 1910, 34 números. Ao longo das suas páginas, faz o ataque virulento das instituições monárquicas, do rei, perfilhando uma atitude abertamente anti-clerical. Os artigos de carácter doutrinário são da autoria de António José de Almeida, que também assina Álvaro Vaz, e de Raul Proença, que publica textos não assinados ou subscritos por "Varius". A Alma Nacional é predominantemente política e social. Preocupa-se com alguns temas que são pedra de toque da imprensa anarquista da época: libertação da mulher, o casamento burguês, a sexualidade, o feminismo, a educação do povo.

________________________

Sem comentários:

Enviar um comentário