quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Dicionário Bibliográfico das Origens do Pensamento Social em Portugal (6), por José Brandão

O Atraso Económico Português

(1850-1930)

Jaime Reis

Imprensa Nacional Casa da Moeda, 1993

Os trabalhos que compõem este livro encontravam-se até aqui dispersos por diversas publicações, onde foram aparecendo ao longo de cerca de uma década. Não obedeceram, na sua feitura, a qualquer esquema prévio de investigação e muito menos pretendem constituir uma história económica de Portugal no período por eles abrangido. A sua recolha e publicação num volume parece, no entanto, justificar-se por mais do que o desejo de poupar ao leitor uma consulta por vezes difícil ou incómoda. Há uma unidade temática que os liga entre si, dando ao conjunto uma coerência que resulta não só de terem um âmbito claramente delimitado – a economia portuguesa da segunda metade do século XIX –, mas também de o fazerem com uma abordagem analítica comum, assente na quantificação das variáveis explicativas e nos pressupostos da «New Economic History».

________________


Breve História do Pensamento e das Lutas Sociais em Portugal


Edgar Rodrigues

Assírio & Alvim, s. d.


BREVE HISTÓRIA DO PENSAMENTO E DAS LUTAS SOCIAIS EM PORTUGAL» nasceu de uma pesquisa dificultada por inúmeros obstáculos.

Iniciada durante a ditadura, contou desde logo com a oposição da P. I. D. E., que, com ou sem motivo, impedia todas as iniciativas de fundo social.

A somar-se às inúmeras dificuldades que se antepunham às nossas intenções e objectivos, tivemos ainda a distância que nos separa das pessoas com quem podíamos colher informes, por temerem enviar pelo correio o pouco que possuíam, sem a certeza de chegar ao destino a salvo.

Por isso tínhamos consciência das limitações desta obra, escrita para revelar aspectos das lutas sociais fora de Portugal e abrir perspectivas futuras, servindo de roteiro aos historiadores.
_________________

Breve Interpretação da História de Portugal


António Sérgio

Livraria Sá da Costa, 1978

“A História de Portugal de António Sérgio veio a lume pela primeira vez em Espanha (1929), em tradução castelhana do Prof. Juan Moneva y Puyol, ...

O texto português que hoje publicamos é a transposição rigorosa de um original encontrado no espólio do Autor, sem data, e em que este havia alterado o título da obra para Breve Interpretação da História de Portugal.”

António Sérgio de Sousa, historiador, ensaísta, escrito, pedagogo, sátiro e crítico, aquando da proclamação da República, troca a carreira de oficial da marinha pela de intelectual. Assim, demite-se da Marinha, porque não quis servir nas Forças Armadas da República, dedicando-se antes à investigação das causas da “decadência portuguesa”. Contudo, refira-se que Sérgio nunca foi monárquico, nem republicano, inclinando-se antes para as ideias de esquerda.
___________________

Sem comentários:

Enviar um comentário