segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Dicionário Bibliográfico das Origens do Pensamento Social em Portugal (17), por José Brandão



Esmola e Degredo

Mendigos e Vadios em Lisboa


(1835-1910)


Eunice Relvas

Livros Horizonte, 2002



Quem eram, como viviam, como eram observados os mendigos e os vadios de Lisboa, de meados do século XIX até à República. Que atitudes e directivas assistenciais ou repressivas o Estado liberal adoptou face a esta realidade social. Devido à dimensão do pauperismo Oitocentista, onde mendigos e vadios se confundiam com as classes laboriosas (pobres), a sociedade reclamou novas medidas para a resolução dos problemas de miséria e exclusão social. Da caridade individual à beneficência pública, do licenciamento da mendicidade à sua opressão. A pena máxima infligida aos vadios foi o degredo, expulsão física do território continental dos cidadãos indesejáveis.

A repressão da ociosidade dos mendigos/vadios, legitimada pela valorização do trabalho, atingiu os desempregados, categoria social criada no final do século XIX.

____________________


Estudos de História Contemporânea de Portugal


José Manuel Tengarrinha


Editorial Caminho, 1983

Um traço comum apresentam estes Estudos: não se limitam a ser meras reinterpretações de dados conhecidos – direcção que não se afigura a mais fecunda na actual fase dos estudos sobre a nossa época contemporânea – mas visam, sobretudo, aumentar o conhecimento e abrir perspectivas de reflexão, em vários domínios, a partir de novos dados carreados pela investigação.

Duas concepções igualmente dominam a generalidade dos trabalhos: por um lado, a da globalidade, no sentido de que cada estudo, embora incidindo sobre um tema particular, se articule com uma compreensão de conjunto da sociedade; por outro lado, a de que, sem esquecer as camadas superiores e os grupos “privilegiados”, seja dada maior atenção do que até aqui ao conhecimento do comportamento social e das formas de mentalidade das camadas sociais mais vastas, numa perspectiva “de baixo para cima” que tem sido subalternizada nos estudos historiográficos no nosso país.

____________________
 

Sem comentários:

Enviar um comentário