segunda-feira, 25 de outubro de 2010
Dicionário Bibliográfico das Origens do Pensamento Social em Portugal (17), por José Brandão
Esmola e Degredo
Mendigos e Vadios em Lisboa
(1835-1910)
Eunice Relvas
Livros Horizonte, 2002
Quem eram, como viviam, como eram observados os mendigos e os vadios de Lisboa, de meados do século XIX até à República. Que atitudes e directivas assistenciais ou repressivas o Estado liberal adoptou face a esta realidade social. Devido à dimensão do pauperismo Oitocentista, onde mendigos e vadios se confundiam com as classes laboriosas (pobres), a sociedade reclamou novas medidas para a resolução dos problemas de miséria e exclusão social. Da caridade individual à beneficência pública, do licenciamento da mendicidade à sua opressão. A pena máxima infligida aos vadios foi o degredo, expulsão física do território continental dos cidadãos indesejáveis.
A repressão da ociosidade dos mendigos/vadios, legitimada pela valorização do trabalho, atingiu os desempregados, categoria social criada no final do século XIX.
____________________
Estudos de História Contemporânea de Portugal
José Manuel Tengarrinha
Editorial Caminho, 1983
Um traço comum apresentam estes Estudos: não se limitam a ser meras reinterpretações de dados conhecidos – direcção que não se afigura a mais fecunda na actual fase dos estudos sobre a nossa época contemporânea – mas visam, sobretudo, aumentar o conhecimento e abrir perspectivas de reflexão, em vários domínios, a partir de novos dados carreados pela investigação.
Duas concepções igualmente dominam a generalidade dos trabalhos: por um lado, a da globalidade, no sentido de que cada estudo, embora incidindo sobre um tema particular, se articule com uma compreensão de conjunto da sociedade; por outro lado, a de que, sem esquecer as camadas superiores e os grupos “privilegiados”, seja dada maior atenção do que até aqui ao conhecimento do comportamento social e das formas de mentalidade das camadas sociais mais vastas, numa perspectiva “de baixo para cima” que tem sido subalternizada nos estudos historiográficos no nosso país.
____________________
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário