sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Dicionário Bibliográfico das Origens do Pensamento Social em Portugal (19), por José Brandão

A Formação de Portugal Contemporâneo (1900-1980)


Volume I

Vários

Análise Social, 1982

O caciquismo é-nos, aparentemente, familiar. As referências aos comportamentos a ele associados – influência política, corrupção eleitoral, compadrio, favor, cunha – abundam e não conotam, aliás, um regime político em particular. Identificado com a vida política portuguesa ao longo de mais de um século, raras vezes, no entanto, constituiu objecto de estudo entre nós.

Este texto propõe-se analisar as relações entre o caciquismo e o poder político num dado período histórico – o correspondente aos finais de Oitocentos e aos primeiros anos deste século. Com esse objectivo, a investigação que lhe serviu de base privilegiou os acontecimentos políticos de 1901 e, de um modo mais preciso, os que giram em torno das eleições desse ano. Razões várias conduziram a esta opção. Algumas, de carácter inibidor, radicam no conhecimento superficial que se possui, quer da estrutura social, quer das instituições políticas portuguesas nesta época.

__________________
 
A Formação de Portugal Contemporâneo (1900-1980)

Volume II

Vários

Análise Social, 1983


A reflexão sobre o lugar da agricultura no desenvolvimento português após a segunda guerra mundial ressente-se muitas vezes da inadequação das categorias analíticas com que lida à realidade que procura explicar. Este problema é tanto mais relevante quanto a aceitação confiada, quando não acrítica, das categorias de análise, designadamente as económicas, influi largamente no percurso da análise empreendida quanto ao diagnóstico dos «males» tradicionais da agricultura portuguesa.

Parece, então, oportuno propor partir-se de uma pré-reflexão acerca do emprego de certas categorias de análise económica que sirva ao questionamento de algumas verdades e ao reexame de orientações de pesquisa, sem pretensões globalizantes, como primeiro passo de mais ousados empreendimentos neste quadro amplíssimo que é o estudo do lugar da agricultura no desenvolvimento económico do Pais nos últimos trinta anos.
___________________
 
Formas de Pensamento Filosófico em Portugal


(1850-1950)


J. Pinharanda Gomes

Lisboa, 1986

O século XIX, e por via de regra a primeira metade do século XX, é uma época de rico e abundante pensamento filosófico em Portugal, sendo variadas as ligações e as determinações com os pensamentos de outras culturas e áreas linguísticas. Álvaro Ribeiro, José Marinho, Joaquim de Carvalho, estudaram com muita dedicação, alongado Interesse e fecundo reflectir aspectos do pensamento português do século XIX, mas ainda agora é patente a falta de uma visão global de síntese. Tal visão não o será se apenas for circunscrita às linhas de pensamento situadas fora da tradição, e se unicamente atentar nos formas de heterodoxia. O século XIX propiciou em liberdade o confronto das ortodoxias e das heterodoxias, ambas as componentes requerendo parcelares análises, que devem ser anteriores às sínteses, necessariamente posteriores.

_____________________

Sem comentários:

Enviar um comentário