quinta-feira, 7 de outubro de 2010

A Grande Muralha – 3 - Luís Moreira na China


Logo de manha como convém a um madrugador, arrancamos para a Grande Muralha, que fica a uma hora de viagem de Beijing. Paramos, pelo caminho numa fabrica de louca Chinesa, em plena laboração e com as vendedoras em grande frenesim. Como tenho uma colecção que junto ha 35 anos, completei-a com mais duas peças.

A Grande Muralha e algo de fantástico, na dimensão, no conhecimento e na coragem.8 000 quilómetros de milhões de pedras no cimo de elevados cumes, por um traçado que impedia a invasão pelos inimigos, não se sabe se admirar a dimensão se a coragem e determinação de levar por diante tal empreendimento. Para la chegar, hoje em dia, socorremo-nos de um teleférico que se lança no abismo e que não e para timoratos. Percorre a distancia a uma altura considerável e a visão e de sonho. Estamos no meio de altas montanhas, cobertas de arvores e arvoredo inóspitas, grandiosas e, por que não dizê-lo, medonhas.

Um almoço rápido num dos muitos restaurantes que esperam os milhares de turistas, restabeleceu-me para seguir para a Cidade Ming, onde estão sepultados uma boa parte dos imperadores. Foi a partir deste vale que a dinastia Ming, se moveu para norte, derrotando os povos invasores e transferiu a capital do império para o actual Beijing. E um vale cheio de arvores milenares, com palácios e tumbas, muito antigos e com pouca monumentalidade. Reina a calma, o cheiro a flores e o silencio respeitoso.

Voltados ao hotel, um banho rápido deu-me o resto de energia para ir ver um espetáculo Mongol, com maravilhosos e jovens artistas e onde consegui, pela primeira vez, perceber alguns truques de ilusionismo, por estar sentado muito peto do palco e ao mesmo nível.

Amanha, as seis horas para ser mais exacto, vou a uma parte da cidade com uma arquitectura típica e a seguir apanho um avião para seguir para Xangai, onde me atrai a Exposição Mundial.

Até lá!

3 comentários:

  1. Espero que o Luís não venha de lá sem o software. Sempre é mais barato.

    ResponderEliminar
  2. Não ligues Luís que isto é só inveja. Tem muito boas férias e obrigada pelas reportagens.

    ResponderEliminar
  3. Boas férias, Luís. Tira muitas fotografias. Faz muitos filmes, para a gente ver.

    ResponderEliminar