sexta-feira, 8 de outubro de 2010

A Grande Muralha - 4 - Luís Moreira na China

Estou numa cidade,Xiang, com 11 milhões de pessoas, onde estão os famosos guerreiros de Terracota. Fomos recebidos de uma forma extraordinária, com uma festa na parte central do castelo existente, com figurantes,música e actores.Xiang, e a cidade onde está instalada a grande indústria militar .Antes de abandonar Beijing, visitámos o Palacio do Céu, mas bem mais importante que o palácio, sao os milhares de pessoas que as 7 horas da manhã se juntam nos jardins para fazer ginástica, dançar e jogar vários jogos.




Contrariamente ao que me pareceu nos primeiros dias, Pequim é uma cidade cheia de carros, com um capacete de nevoeiro permanente a que se junta a poluição, nao compreendo o fenómeno, dizem que o vento vem sempre do norte e que empurra o nevoeiro contra as altas montanhas que cercam a cidade o que faz que o capacete se instale sobre a cidade. A verdade é que eu vi Beinjig a brilhar ao sol!

O voo nas linhas aéreas internas chinesas durou 2 horas, agradável, com o comer muito mau, mas as pessoas de uma simpatia inexcedível, e notando-se perfeitamente que os jovens vestem à ocidental, são  mais altos 10 centimetros que os pais e falam regularmente inglês.

Agora, enquanto estou a escrever, metade dos homens (e das mulheres) estão nas mãos de massagistas, mas cá o caçador de estrelas não se perde por tão pouco, está aqui no seu posto, mas estou de saída, pois tenho um convite para ir beber um copo a um bar. Ninguém é de ferro!

Até porque vamos ver o Portugal-Dinamarca que aqui é às 4 horas da manhã e não vale a pena ir à  cama. Prometo que quando aí chegar vou dormir muito.

Aí vai um abraço.

Sem comentários:

Enviar um comentário