domingo, 10 de outubro de 2010

A Grande Muralha – 5 - Luís Moreira na China

Como percebem, a cidade é a mesma, seja em inglês ou chinês, mas os guerreiros de terracota são mesmo únicos. Em trẽs pólos, cada um com a dimensão de um campo de futebol, milhares de guerreiros, guardam há séculos o túmulo do Imperador.   Um lavrador, ao fazer um poço encontrou as primeiras figuras deste fabuloso achado arqueológico, e como a cultura pode estar em todo o lado, este homem percebeu que
estava perante uma descoberta de grande valor histórico.





As universidades existentes na cidade colaboram de forma entusiástica nas investigações, nas suas multiplas vertentes e areas de saber, vendo-se jovens cientistas e estudantes, pacientemente, a desenhar e a arrancar da terra tesouros  unicos. Estes trabalhos fazem parte do produto turístico, estando tudo organizado por forma a nao haver impedimentos, quer a investigacao quer ao turismo que suporta, financeiramente, o projecto.

O campo está cercado de belos jardins, impecavelmente tratados, e foram construídos um museu e um edifício de apoio administrativo e de direcção, belos edificios, diga-se.   A seguir rumei a Xangai onde me encontro, não sem antes ter assistido a um belo espectáculo num daqueles casinos que so os chineses têm.

Fui ver palácios budistas e amanhã vou para a Expo Mundial, tendo sido presenteado com um convite para entrar e visitar o pavilhão português, todo feito em cortiça. É preciso convite, porque de outra maneira não se chega lá, as filas são de 5 horas.   Prometo que amanhã ponho tudo em dia, vou ter um dia mais sossegado!

Abraço desde a Grande Muralha.

Sem comentários:

Enviar um comentário