terça-feira, 12 de outubro de 2010

A Grande Muralha - 8 - Luís Moreira na China


Faz lembrar a Casa da Musica revestida a cortiça na cor natural, la dentro uma sala para passar um filme com as figuras habituais e as imagens de sempre, uma sala com o carro eléctrico Tuga, um restaurante com gastronomia Portuguesa e uma pequena loja a vender produtos nacionais.

Entre estes produtos esta a cortiça. Foi sendo substituída pelo plástico ate que os alemães se lembraram de atacar o resto de mercado ainda na posse da cortiça: as rolhas para as garrafas de vinho. Foi o sobressalto geral, mas que trouxe bons resultados, as empresas lançaram mãos ao desafio e partiram para a inovação, investigaram, e hoje conseguem produzir produtos de cortiça magníficos em varias áreas, incluindo o vestuário.

Há muito que se sabe que os mercados obrigam a inovar, se não mais tarde ou mais cedo vão embora por magia de um novo produto. As nossas empresas, com a honrosa excepção das exportadoras que lutam mano a mano em mercados rigorosos e exigentes, estão habituadas a operar em monopólio ou quase, no mercado interno, a mesa do orçamento e com a mão protectora do Estado. Aqui não mostramos a nossa bela administração Publica, nem a extraordinária educação, ou as comunicações, petrolíferas e bancos, nâo, isso todos tem, difícil e inovar, investir, investigar, tudo coisas que em Portugal não tem valor nenhum, bombom e ter emprego para toda a vida numa qualquer corporação de interesses. Mas não tem mérito suficiente para serem exemplo. Não são mostradas!

Bons vinhos, boa comida, bom vestuário, muito frequentado, fiquei com a ideia que não sendo um luxo e um pavilhão que não envergonha ninguém

O Pavilhão da China esmaga tudo e todos, na dimensão, na quantidade de visitantes, ao fim de duas horas na fila, levei com uma dose de ideologia num filme a tres dimensões, tudo esta voltado para a grande China, para os feitos, para o futuro. Milhares de campesinos olham para um Ocidental como nunca tivessem visto algum, e muitos não viram, tocam, falam, tentam perceber de onde somos, apesar de ter encontrado uma jovem a falar muito bem português, por ter tirado o curso de línguas ai em Lisboa.
O meu fígado não aguenta mais comida chinesa, hoje andei a maçãs e água...

E quanto ao premiado, já alguém sabe alguma coisa?

Sem comentários:

Enviar um comentário