sexta-feira, 15 de outubro de 2010

A Grande Muralha – 9 – Luís Moreira na China


Macau, um calor sufocante espera-me nas ruas, enquanto no hotel o ar condicionado faz lembrar a Sibéria...tudo esta montado na energia, e incrível o desperdício, a opulência, "muitas e desvairadas gentes" cruzam-se aqui, para o jogo e o turismo. Deitei-me por volta da uma e quando me levantei, `as 8 horas, o jogo continuava. No nono andar ha um clube selecto que, a ver pelas meninas, deve ser muito selectivo, o elevador privativo não para...

Encontrei um jovem português com um pequeno restaurante, deixou a pátria madrasta para ter trabalho, vende "pastéis de bacalhau" e tinto, não esta nada arrependido o negocio floresce, os guias que falam português encarregam-se de levar la os compatriotas ávidos de comida portuguesa. Mais um que em vez de se lamentar e andar em manifestações a querer mais, deitou mãos ao trabalho.

O lugar está transformado por prédios cada vez mais altos e mais opulentos, embora as colunas de mármore dos casinos sejam de "plástico, pontes juntam as ilhas à China, tudo à grande e com a Fórmula 1 a ser preparada para aqui ocorrer em Novembro.

O hotel onde estou "O Grande Lisboa" é um atentado ao bom senso, a casa de banho são três compartimentos, 60 metros quadrados com um luxo incrível, desperdício, até dói, mas tu estás aí, vão perguntar vocês. Pois estou, convidado por uma daquelas associações que proliferam na nossa terra dos bem com a vida, embora eu pague, não pago nem metade do que pagaria um cliente normal. E assim Portugal, dividido ao meio entre os que tendo trabalho tem uma enormidade de mordomias, e a outra metade com vencimentos de miséria e pensões de fome. Mas quem tem dinheiro e que enche as camionetas para trazer o pessoal para as manifestações da avenida, para reivindicar para si, não para quem precisa. E a esquerda bem pensante a cavalgar o Estado Social...

Hoje chegaram aqui as noticias sobre as medidas que Sócrates jurava nunca ter que anunciar. Um Orçamento com um ataque sem igual a classe média, acabou a "grande farra", os investimentos dos mega projectos, às vezes e muito bom não ter dinheiro, não se deita fora, não se desperdiça.

1 comentário:

  1. Desculpem, mas aqui o teclado nao tem, ou se tem nao os vejo, os habituais acentos...

    ResponderEliminar