domingo, 17 de outubro de 2010

A Grande Muralha- 11 - Luís Moreira na China


Hoje tive a oportunidade de visitar as outrora belas e ainda luxuriantes montanhas que cercam a baia e as varias ilhas . O avanco dos prédios com 60 andares ha muito que retirou o horizonte as belas montanhas, e implacável, o cimento, so muito raramente o verde encobre uma bela moradia aqui e ali, com as suas piscinas e courts de ténis.

O passeio num barco chinês em plena baia mostrou que o mar esta tao ocupado quanto a terra, habitação e restaurantes sobre as aguas, cruzam-se com juncos chineses e magníficos iates, uns tripulados por gente chinesa, outros por ocidentais e orientais que, não obstante, nada tem a ver com os chineses.

As marcas de carros de luxo são mais que muitas, embora a opulência não se veja, como se vê em Macau, nos hotéis e casinos que ultrapassam tudo o que se possa imaginar. Há aqui algumas praias ocupadas por Filipinos e Paquistaneses que vem apanhar sol, nos fins de semana, mas tambem vi belos fatos de banho de mulheres ocidentais, com a tez branca e o cabelo loiro de inglesas e alemãs.

O Hotel onde estou, esta ligado a um centro comercial que tem a dimensão do Colombo, 600 lojas cheias de gente, da para sair do quarto e entrar no shopping sem precisar de ir a cidade. A comida já não é tão exótica como na China. Perdi quatro quilos



Sem comentários:

Enviar um comentário