sábado, 16 de outubro de 2010

La valentía de los mineros de Chile - por Raúl Iturra


Trancado por 70 dias em um túnel de uma mina de ouro, cobre e, trinta e dois mineiros chilenos e bolivianos, teve a coragem não só para sobreviver, seja como mostrar solidariedade entre eles, como quem distribui um pão eucarístico, em um ritual . A mina de San José, no deserto de Atacama, localizado no norte do Chile. A cidade mais próxima é a de Copiapó, palavra da língua dos vivos mapudungun Nação Mapuche no Chile e isso significa que a Taça de Ouro e Mapudungun está em pessoas que falam Português, e do povo mapuche da terra. A maioria das pessoas do Chile, é mestiça, o que eu encontrei nos meus estudos do clã PICUNCHE mapuche, ou membros da etnia aimará vida em grupo, no norte do Chile, Argentina e sul da Bolívia, onde vivem A maioria dos Aymara.

Na Bolívia, são quase uma nação, como os mapuches do Chile, com suas hierarquias, falar o que tem sido chamado a língua Aimar, Invaders nome dado pêlos no Chile, porque não têm nenhuma gramática ou dicionário dos Mapuche, feito para los pela Companhia de Jesus ou Jesuítas. Os jesuítas foram expulsos das terras das coroas de Espanha e Portugal, como as pessoas instruídas e famílias reais e escravos não tinham vontade de trabalho, para si ou presentes para dar às suas pessoas favoritas como escravos ou serviço. Aymara (Aymar aru) é uma língua falada por mais de dois milhões e meio de pessoas do grupo étnico aimará, principalmente no Peru, Bolívia, Chile e Argentina.

No Peru e na Bolívia, o aimará é considerada língua oficial, juntamente com ou quíchua de linguagem, que está intimamente relacionado com isso.

Estas línguas não foram escritos até a introdução do alfabeto latino pelos espanhois, que tinha o interesse em usá-los para a pregação religiosa e conversão dos ameríndios. E, escusado será dizer que, para ter escravos para trabalhar a terra. Terras roubadas pelos invasores, que se tornou um deles como proprietários. Esses invasores cometeram o crime de trabalho forçado, ao trabalho, que eles chamaram de índios, derivado da idéia de Colombo, descobriu um novo mundo chamado de Índias Ocidentais. Eventualmente, ser um nome que denegriam pessoas, mas deu-lhes força para lutar contra os invasores. Os antigos donos da terra, confirmou hoje, o proletariado dos países mencionados. Ninguém quer saber muito, com a escrita ea leitura um ato criminoso, porque deu novas idéias para os índios e fazer uma revolução, para que este dia continua a ser um perigo para o grupo europeu que se tornou criollo se eles nasceram como descendentes de habitantes do Velho Mundo, vivendo em terra roubada. É fácil de ser instruído em tais exercícios, se você ver o filme A Missão, em Rolannd Joffé, 1986, quase um documentário histórico.

mineiros Aymara são normalmente acostumados a trabalhar sem contratos ou de segurança para permanecer no cargo por muito tempo, ou ser demitido ou recontratados, em função do lucro que o proprietário da mina para subtrair dela. Eles não têm sindicato e não há leis para a sindicalização dos trabalhadores das minas de pequeno porte que não são mais-valia, conceito econômico criado por Karl Marx, o que significa que a produção é vendida a preços elevados, sem que por isso participar em lucros, os trabalhadores. A idéia da indústria de mineração é simples: tudo é desenhado para o proprietário, pagando um salário mínimo ao produtor. Por que os mineiros de San José, o nome da mina desabou sobre eles, deixando-os presos, sete metros de profundidade por setenta dias, sobreviveu. Não apenas porque ele costumava ser o proletariado de seus países, assim como carreiras mudar quando sabiam que havia outros trabalhos que paga mais e poderiam contratar pessoas.

San José Mina, que os trabalhadores presos, está no deserto de Atacama. O Deserto do Atacama é o deserto mais seco em todo o mundo, e ocupa cerca de 105.000 km ². Este deserto se estende por todo o norte do Chile, entre os rios Loa e Copiapó, Antofagasta e Região Região Norte do Atacama. O deserto de Atacama é emoldurada pela Cordilheira dos Andes e da costa. Deserto é parte do Pacífico e delimitado, os desertos do norte do litoral do Peru. Investigação, como a National Geographic, consideram que a zona costeira do Peru faz parte do Deserto do Atacama, incluindo os desertos do sul da região de Ica.

Ele está localizado sobre o Trópico de Capricórnio, como o deserto do Kalahari ou o grande deserto australiano (Grande Deserto de Vitória, Great Sandy Desert, Deserto de Gibson, etc.) Fonte: Braudel, Fernand, vol A Perspectiva do Mundo, ISBN 0-520-08116-1. III da Civilização Capitalismo e 1984 (publicado originalmente em francês, em 1979, pela Maison des Sciences de l'Homme e Cambridge University Press). Além disso, você pode consultar Sagaris, Lago. Osso e sonho: em deserto mais seco do mundo. 1 ª ed. - São Paulo: A.A. Knopf Canadá, c2000. ISBN 0-676-97223-3

Quando a sirene do trabalho do dia é tão tocou e as mulheres correram para a mina de esperar por seus homens, maridos, amantes, parceiros, filhos, amantes, e ninguém apareceu, começou imediatamente a uma debandada de pessoas que não sabem o que fazer senão rezar para o santo de sua devoção, Nossa Senhora de Guadalupe. A ignorância eo isolamento eram tão grandes que nem pensar em pedir ajuda às autoridades. Além disso, havia o medo: muitos tiveram que pagar as contas na justiça, ir para a prisão ou morte para a vida, o pior castigo que as mortes enterrado. Acostumado aos infortúnios, o que eles pensavam que era para orar.

Havia o mais esperto, ligue imediatamente para o governador, que aconselhou o presidente, que ordenou que todos em silêncio, ele queria ver e estar anunciando a tragédia que tinha acontecido em 04 de agosto no período da tarde. Apenas 5 Sebastián Piñera foi presidente falou e se tornou o protagonista dessa história. Seu tom era pessimista, dado aos mineiros mortos, exceto se eles tivessem a paciência para esperar até dezembro para perfurar um túnel. Imediatamente apareceu técnicos da NASA em todo o mundo, Piñera foi encurralado e começou a gastar todo o seu tempo na mina, até o último mineiro a ser içada, Luis Urzua, o capataz. Apareceu o Presidente da Bolívia, porque dois dos seus concidadãos foram enterrados.

Mas o proletariado tem seus truques e pode defender. Tomar água do fundo da mina de calcário, em conjunto dividem sua comida, para começar a receber através de um buraco escavado em paralelo para o buraco que se abriu com a Caterpillar, a máquina da salvação, que levou 70 dias para abrir uma largura do túnel da caixa Phoenix 2 dentro do qual havia oxigênio, água, controle remoto e outros dispositivos: sete centenas de metros a uma habitação fornecidos pela NASA, é um pacote grande.

Uma vez no dia 13 outubro começou a operar a cápsula, o mineiro primeiro a sair levou uma hora: eram de experiência. Uma salva de 24, a cápsula cima e para baixo em dez minutos. Ao todo, a operação durou exatamente 24 horas, contando com a mobilização dos técnicos que haviam descido para ajudar, especialmente para os dois mineiros que sofria de diabetes.

A operação terminou à meia-noite de treze anos, os nossos quatro horas da manhã, com paz e serenidade, e todos com alegria, dizendo que foi como nascer de novo. E assim esta história, assistidos por médicos, psicólogos, padres e pastores protestantes.

Estou certa de que nenhum deles deve retornar à mineração: o trata de explicar a sua forma de sobrevivência começaram, e problemas de saúde são altos, a conferência será multiplicado por todo o mundo, como foi, porque esta é a primeira vez para a Austrália, depois de férias nas Bahamas pagar por todos os mineiros e suas famílias, por um doador anônimo.

Eu poderia chegar em minhas mãos no fogo se mentir, mas eu sou a minha certeza, não só fechada, que já é, assim como um monumento religioso vai ser construído lá, para onde vão rezar todos os desamparados do mundo, especialmente os mineiros, porque eles pensam Foi um milagre que salvou ...

A coragem dos mineiros vêm de ser proletária acostumados a fome ea sede. Enquanto eu espero que essa fama não corruptos!

Sem comentários:

Enviar um comentário