sábado, 2 de outubro de 2010

Noctívagos, insones & afins: O trigo e o joio


Adão Cruz


(Jesus disse: O Reino dos Céus é semelhante ao homem que semeia boa semente no seu campo…).

“Nos braços ou à cabeça, são milhares os sacos de trigo que os peregrinos trazem e deixam em Fátima durante a missa internacional da Peregrinação do Migrante e Refugiado. A oferta, que se repete todos os anos no 13 de Agosto, destina-se ao fabrico das hóstias do Santuário e assegura parte da produção anual. No ano passado, ultrapassou as seis toneladas.


Os peregrinos, incluindo muitos milhares de emigrantes, saíram ontem de Fátima mais leves depois da missa de encerramento, ao final da manhã. No Santuário ficam algumas toneladas de trigo - 6440 quilos em 2009 e 5543 no ano anterior - que servem para fabricar parte das 20 mil hóstias e quase milhão e meio de partículas (hóstias pequenas) consumidas todos os anos no Santuário”.

Ao ler “Vaticano S.A.” de Gianluiggi Nuzzi, o mais recente livro sobre este tenebroso “Estado”, um livro impossível de contestar, dado que constitui a análise dos quatro mil ficheiros de Monsenhor Renato Dardozzi, que foi durante vinte anos conselheiro das figuras mais importantes na gestão do IOR (instituto de obras religiosas), o banco central da Igreja, fica-se estarrecido.

Durante trinta anos este cardeal Dardozzi foi guardando secretamente todo este material escaldante numa cave onde ninguém entrava. Sabe-se lá se na esperança de que tal mar de lava arrefecesse, ou se tornasse numa espécie de aforro para a libertação da sua consciência na hora da morte. Parece ter sido este o objectivo, dado que no final da vida, Dardozzi determinou que este arquivo se tornasse público.

Por mim, que tanto tenho lido sobre o Vaticano e a Igreja, nunca li nada que tanto afundasse a Igreja Católica na lama e na podridão. É inimaginável, quase inacreditável, ao ponto a que pode chegar uma instituição destas, em termos de falsidades, hipocrisia, fraudes e crimes financeiros, lavagens de dinheiro, crimes de toda a ordem, intrigas políticas, promiscuidades com o sub-mundo, concubinatos com tudo o que há de pior na área da corrupção, desde a máfia, a ministros e até primeiros-ministros, grandes empresários, bancos reais e inexistentes, empresas e instituições fictícias, agentes imobiliários, grandes famílias multimilionárias, governos corruptos e ditatoriais. O exemplo, entre muitos, da ENIMONT, o megasuborno, é elucidativo. Mas está longe de ser o principal. À frente de tudo, com todas as bênçãos papais, o misterioso comandante e estratega sem escrúpulos Monsenhor De Bonis.

O ISTITUTO PER LE OPERE DE RELIGIONE (IOR), banco central da Igreja Católica, é, incontestavelmente, por tudo o que se encontra testemunhado e documentado neste livro e em muitos outros, um antro de incomensuráveis crimes, com a excepcional vantagem de ser praticamente intocável e ter como capa, sempre, o rótulo de celeiro onde cai o trigo dos ingénuos, para alimentar os desvalidos e os famintos da terra. E não se pense que tudo isto é obra de meia dúzia de santos bandidos, secretamente fechados nos seus sagrados gabinetes, que se levantam a rezar e se deitam a cogitar na fraude do dia seguinte. Desde os papas, sem excepção, (tudo o que está escrito faz crer que a sua inocência é puro lirismo), descendo toda a cascata mais importante por aí abaixo, o Vaticano sabe bem quem é, o que é, o que faz e o que quer.

São Rios de dinheiro que passam, inexplicavelmente e impunemente, pelo IOR. As contas existentes nos documentos de Dardozzi são tão visíveis como contas de mercearia, embora ninguém saiba na maior parte das vezes como entram estes rios, como saem, onde vão desaguar, como voltam à nascente com caudal maior do que na foz, para chegarem novamente à foz em forma de cheia. Já em 1987, (pelo que se lê e está documentado), o que será agora (!) as somas de transacções, transferências, negócios secretos, depósitos em contas que se abrem e se fecham de um dia para o outro entre titulares com nomes fictícios, eram muitas vezes, imagine-se (!) da ordem dos biliões de euros (!)

Perante a notícia que li hoje de manhã, Peregrinos deixam toneladas de trigo para hóstias no Santuário, enquanto tomava tranquilamente o meu café, tive de intervalar a leitura com uns goles de sumo de laranja, a fim de impedir o vómito.

6 comentários:

  1. Muito bom. Precisamos de muitos documentos destes.Isto nunca vai ter remédio mas, pelo menos, que um número cada vez maior de pessoas ganhe consciência desta mistificadora podridão.

    ResponderEliminar
  2. Este texto é repetido, Carlos. Também não é preciso bater tanto no ceguinho!

    ResponderEliminar
  3. Adão: Não batemos em ceguinhos.É repetido intencionalmente. A rubrica "Noctívagos, insones & afins", existe desde Agosto e repete textos publicados. É emitida às três da manhã e é, pelo que podemos monotorizar, seguida por muita gente. A Augusta gostou, como podes ver. e eu também (se não não tinha repetido).

    ResponderEliminar
  4. E eu o reconheci. Apeteceu-me dizer: Li e gosto de reler! Adão, tudo se repete e volta-se a repetir e o texto ao nosso olhar nunca é o mesmo! Depois deste cliché... Volto a ler.

    ResponderEliminar
  5. Mas este não me lembrava de ter lido.

    ResponderEliminar