quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Professores - A escola não tem que ser democrática.

Luis Moreira

Fernando Savater, uma voz sensata, um líder de opinião que muito inspira,esteve em Portugal para falar de educação e da necessidade de uma revolução profunda. (revista Expresso)

A criação de uma disciplina de Educação Cívica que introduza a capacidade de agir em democracia, pois se a escola não o faz será a televisão a fazê-lo. A religião e moral, aconteceu em ditadura, no seu livro "Ética para um jovem" pretendeu que a ética servisse de alternativa à religião.A ética é para todos, não é exclusiva dos religiosos.

A escola não é democrática, nem deve sê-lo, a escola é a preparação para a democracia. A aula é hierárquica, o professor deve estar acima dos alunos que os prepara para serem cidadãos.

A escola sempre viveu em crise, anda atrás da sociedade, na medida em que os professores foram educados no passado e têm que educar para o futuro. A teoria que diz que os alunos são iguais aos professores leva a que percam o respeito pelo professor.Se a autoridade não é exclusiva dos professores a aula não funciona.

No "Panfleto Anti-Pedagógico" de Ricardo Moreno Castilho, cujo prefácio foi escrito por Savater, defende-se que a aula não é uma reunião de amigos nem um recreio, é o um lugar onde se transmitem conhecimentos. Ninguém coloca em causa a autoridade de um treinador de futebol que todos aceitam que deverá dar ordens aos seus jogadores.

Um ignorante segue tudo o que é prometedor, se lhe acenam com mais dinheiro, mais carreira, mais mordomias, a tendência é seguir os demagogos que promentem o céu e a terra, não é seguir quem é sério e promete mais trabalho e mais exigência.

Este é o grande problema da democracia! E da escola, acrescento eu.

2 comentários:

  1. Luis eu penso que há uma certa confusão entre democracia e autoridade. A Escola, a meu ver, deve ser o mais democrática possível, única forma que lhe permite adquirir uma verdadeira autoridade.

    ResponderEliminar
  2. Nesse sentido, sim, mas não no que se refere à hierarquia. Há uma pessoa, o professor, que tem um mandato que lhe confere uma autoridade que deve exercer. Se não o fizer não alcança o que se espera dele.

    ResponderEliminar