domingo, 3 de outubro de 2010

República nos livros de ontem nos livros de hoje - 197 e 198 (José Brandão)

A Vida da República Portuguesa

Objectos do Quotidiano

Manuela Rêgo

Lisboa, 1981

Foi da varanda dos Paços do Concelho, que no dia 5 de Outubro de 1910 se proclamou a República em Portugal. Abria-se então um novo ciclo na história do nosso sistema político e institucional, pelo estabelecimento definitivo dos valores e princípios da cidadania, do sufrágio e da separação dos poderes. Nem o longo e nefasto "Estado Novo", com os seus sonhos perversos de restauracionismo monárquico, conseguiria alguma vez abolir a República, cujo ideal constituía já, em 1926, parte integrante da vida e do quotidiano dos portugueses.

Desde a primeira hora, o Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Lisboa apoiou com todo o interesse esta exposição, de acordo com o espírito divulgador que tem orientado a acção deste executivo municipal. Os últimos acontecimentos no mundo, a evolução das formas de poder e do seu exercício democrático.

João Soares

________________________



A Vida Romanesca de Teixeira Gomes

Urbano Rodrigues

Editora Marítimo Colonial, 1944

Foi longe de Portugal, na capital inglesa, que tive o grande gosto de conhecer Teixeira Gomes. Encantado com o espírito europeu dos seus livros, com a elegância helénica da sua prosa, tinha o maior desejo de o ver e de o ouvir, tanto mais que me diziam maravilhas do seu talento de conversador e da sua distinção pessoal. Mas não apareceu essa oportunidade nem antes da sua nomeação para a Corte de S. James nem depois, nas suas raras visitas a Lisboa. Apertei-lhe a mão pela primeira vez em Victoria Station quando ali foi esperar a missão que ia tratar com o Governo de Sua Majestade Britânica as delicadas questões referentes à nossa participação na guerra de 1914. Representava o nosso Pais o dr. Afonso Costa, Ministro das Finanças no Governo da «União Sagrada», e o dr. Augusto Soares, Ministro dos Negócios Estrangeiros. O meu cargo era o de secretário do chefe da missão.

____________________________

Sem comentários:

Enviar um comentário