segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Autores Fundadores da Antropologia, de Raúl Iturra

Denis Diderot




Denis Diderot (5 October 1713 – 31 July 1784) foi um filósofo francês e editor em chefe do histórico que levou a produzir L'Encyclopédie(1751 - 1766). A primeira publicação foi em 1751-1766, revista em 1772, 1777 e 1780. Escreveu este texto que diz: não há ser humano que tenha recebido da natureza o direito para dar ordens aos outros. A Liberdade é uma dádiva do céu, todo indivíduo da mesma espécie tem o direito dar usar enquanto tenha uso de razão. O original está em inglês e diz: No man has received from nature the right to give orders to others. Freedom is a gift from heaven, and every individual of the same species has the right to enjoy it as soon as he is in enjoyment of his reason.



Herbert Spencer

Herbert Spencer, filósofo e sociólogo dos mais notáveis da Inglaterra, nasceu em Derby (27 de Abril de 1820) e morreu em Brighton (8 de Dezembro de 1903). Herbert Spencer (1820-1903) foi conhecido como um dos pioneiros do Darwinismo Social do Século XIX. Filósofo inglês, recusou a oferta de estudar na Universidade de Cambridge, ganhando mais saber de ensino superior por meio das suas próprias leituras. Como Darwinista Social, colaborou para que a teoria do evolucionismo fosse aceite pelo mundo social fundamentando essa a sua batalha através do seu ensino e dos seus livros O principio evolutivo baseava-se na ideia de que todo mudava das formas mais simples as mais complexas. Foi Herbert Spencer quem, de facto, cunhou a frase da sobrevivência do mais forte ou survival of the fittest, noção que desenhava ou indicava uma luta permanente entre as espécies. O resultado foi aplicar a ideia ao facto de que a espécie mais forte ganhava e se multiplicavam e as mais facas, desapareciam ou pereciam. A sua obra Synthetic Philosophy aplicou o processo evolutivo a todos os ramos do conhecimento, especialmente a biologia, psicologia, sociologia e ética. Fonte: Le darwinisme social, em http://www.nd.edu/~rbarger/www7/spenser.html .Apesar do darwinismo é uma teoria geral que refere ou define a evolução de todas as espécies vivas, o Darwinismo social da Spencer é apenas uma aplicação sociológica do darwinismo que diz respeito só a evolução interna da espécie humana.


O darwinismo social afirma que a competição, a luta pela vida, afecta o interior da espécie humana, aos diferentes grupos sociais que a compõem – familiar, étnicas, grupos estáticos – de tal maneira que se originam hierarquias, resultado de uma criação de uma selecção social, que permite importar para dentro do grupo, o melhor que há em eles. Para Spencer, todos os grupos sociais em concorrência, retiram o mais fraco de um grupo que possa assim beneficiar aos seus concorrentes.

Sem comentários:

Enviar um comentário