terça-feira, 23 de novembro de 2010

Autores fundadores da Antropologia, por Raúl Iturra - 9


Daryll Forde (1902 – 1973) Antropólogo Britânico, formado na Universidade de Califórnia, Berkeley, sob a orientação de Alfred Kroeber e RobertLowie. Nos EUA foi influenciado pelo crescente movimento da ecological anthropology. Ao tornar ao seu país, foi o líder da criação de antropologia ecológica no ensino da Antropologia Britânica. No University College de Londres, onde foi aceite como académico e leitor em 1945, organizou um convénio de tipo americano, que permitia trazer para a Grã-bretanha estudantes norte-americanos. Forde trabalhou junto a Radcliffe - Brown, Meyer Fortes and Evans-Pritchard, contribuindo largamente a formação da escola structural functionalist.

Entretanto, o orientados de Forde, Alfred Louis Kroeber (June 11, 1876 – October 5, 1960), era uma das mais influentes personalidades da American anthropology. Kroeber nasceu em Hoboken, New Jersey, formando-se no Columbia College aos 20 de idade, obtendo um Bacharelato em Arte (A.B) em Inglês em 1896, e um Mestrado (M.A) em Drama Romântico em1897. Foi orientado para o seu doutoramento, por Franz Boas na Columbia University, em 1901, aos seus 25 anos. A sua dissertação para o doutoramento, era um texto de 28 páginas sobre simbolismo decorativo, retirado do seu trabalho de campo com os Arapaho.

Foi o primeiro doutoramento em Antropologia concedido pela Universidade de Columbia. A maior parte da sua carreira académica realizou-se em California, começando na University of California, Berkeley, como Catedrático e Director do que, no seu tempo, era The University of California Museum of Anthropology (hoje em dia o Phoebe A. Hearst Museum of Anthropology). O prédio que alberga a direcção e ao Departamento de Antropologia, é conhecido como o Kroeber Hall. Trabalhou em Berkeley até o dia da sua jubilação, em 1946. Tinha 70 anos.

Apesar de ser principalmente conhecido como um cultural anthropologist, fez importantes trabalhos de archaeology, contribuindo com a Antropologia ao conectar as teorias de arqueologia com a de cultura.

Sem comentários:

Enviar um comentário