quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Noctívagos, insones & afins: Os Estados (desesperados) da América!



 
Rolf Damher






“Vae Victis !” - ai dos vencidos. Exclamação do líder gaulês Brennus aquando da tomada de Roma em 18 de Julho 387 a.C. O historiador Plínio conta que enquanto o ouro era pesado, os Romanos reclamaram que os Celtas estariam roubando nas medidas, o que o líder dos Celtas ali presente ( Brennus ) respondeu jogando a sua espada no contrapeso e expressou : “vae victis! é o valor da palavra dos derrotados” Título do DER SPIEGEL de 01.11.2010.

Os Estados desesperados de América. Uma nação perde o seu optimismo. O declínio da América põe em perigo a economia mundial. A materialização da perda do poder dos EUA, que começou há mais de 30 anos com o processo imaterial da perda do poder solidário no mundo, torna-se cada vez mais evidente. De facto ninguém perde impunemente a noção entre o uso e o abuso do poder.

Diga-se de passagem: também a Sra. Merkel e o Sr. Sarkozy, depois da brutal e estúpida chantagem que acabaram de fazer aos seus parceiros da UE – alteração do Tratado de Lisboa no sentido de agravar as tensões sistémicas em vez de atenuá-las– , em breve passarão por essa experiência.

Com efeito, tanto os EUA como a União Europeia há décadas seguiram uma estratégia errada. A verdade consequente do “cá se fazem, cá se pagam”, no terceiro mundo já foi vitimando milhares de milhões de pessoas há décadas e agora na Europa já começa a fazer as primeiras vítimas – acontencendo, no entanto, que o “sofrimento” delas ainda tenha lugar a um nível relativamente alto.

Que farão os membros da liderança (ainda) Pax Americana face ao actual confronto brutal com a realidade? Agirão mudando o seu comportamento ou reagirão como de costume indo até o fim amargo?

A pergunta fica no ar.

1 comentário:

  1. Já há quem tenha este tipo de análise sobre os US. E o Dr Rolf Damher, nestes assuntos é insuspeito...

    ResponderEliminar